• 02.09
  • 2008
  • 20:19
  • Abraji

PT x PMDB: maiores aliados são também maiores adversários nas eleições de prefeito

Aliados em Brasília, PT e PMDB formam também a aliança mais freqüente nas eleições para prefeito nos 5.565 municípios brasileiros em 2008. Petistas e peemedebistas estão coligados em nada menos do que 1.747 municípios, o maior número de coligações majoritárias entre todos os partidos.

Ao mesmo tempo, PT e PMDB disputam um contra o outro mais prefeituras do que quaisquer outras agremiações partidárias. Levantamento feito pela Abraji em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que em 674 cidades, um candidato a prefeito do PT é adversário direto de um candidato do PMDB. Novamente, nenhum outro partido tem tantos embates diretos com outra sigla.

O PMDB é o partido com maior número de candidatos a prefeito nestas eleições, eram 2.521 postulantes em 20 de agosto. O segundo partido em número de candidatos a prefeito é o PSDB, com 1.728, seguido de PT (1.556 candidatos), DEM (1.211) e PP (1.154). Se fossem levados em conta apenas esses números totais, as alianças e/ou os confrontos entre peemedebistas e tucanos deveriam ser mais freqüentes nas disputas municipais.

No entanto, PMDB e PSDB enfrentam-se diretamente em 671 cidades, e estão coligados em outros 1.661 municípios. É curioso notar que os tucanos têm mais embates com os peemedebistas do que contra os rivais petistas. De fato, as siglas que tanto se digladiam na arena brasiliense, participam da mesma coligação em nada menos do que 1.056 municípios. Mais: os tucanos apóiam um candidato a prefeito do PT em 163 cidades, enquanto o oposto ocorre ainda mais vezes: em 207 pleitos.

O fato de PT e PMDB liderarem em coligações e confrontos é mais do que uma coincidência. É um bom exemplo de como funciona a política brasileira, na qual as orientações da cúpula partidária (no caso, pelas coligações) nem sempre são seguidas pelas bases de cada agremiação, resultando no número recorde de confrontos diretos entre dois partidos teoricamente aliados.

Veja mais informações sobre coligações e confrontos partidários no hotsite da Abraji sobre as eleições 2008: http://www.abraji.org.br/hotsite/eleicoes2008/index.php

Importante: os dados aqui mencionados referem-se a 20 de agosto de 2008; desde então podem ter havido mudanças na base do TSE que afetem marginalmente as totalizações.
Assinatura Abraji