PROJOR e Volt Data Lab anunciam 5ª edição do censo Atlas da Notícia
  • 06.10
  • 2021
  • 11:10
  • Abraji

Acesso à Informação

PROJOR e Volt Data Lab anunciam 5ª edição do censo Atlas da Notícia

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) anuncia nesta quarta-feira, 6.out.2021, o início da campanha para a 5ª edição do Atlas da Notícia, o mais completo censo sobre o jornalismo local no Brasil. Com apoio da Abraji, a nova edição visa a atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros e obter informações sobre fechamento de empresas de comunicação e novas iniciativas surgidas desde a última edição, publicada no início de 2020. 

Entre as novidades desta edição do Atlas estão o lançamento de um novo site para a divulgação dos resultados, prevista para o início de 2022, e a realização, na sequência do censo, de uma pesquisa aprofundada sobre a realidade das organizações de mídia local no país. Os dados coletados e atualizados pelo censo são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações sobre o jornalismo no país.

A organização, análise e publicação dos dados coletados pelo censo será realizada pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista e diretor da Abraji Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul). 

Para Lüdtke, esta nova edição do Atlas da Notícia será importante para averiguar a consolidação de tendências percebidas durante a pandemia. “Surgiram iniciativas nativas digitais em lugares que eram desertos de notícias, por exemplo. A demanda por informação de qualidade fez florescer o jornalismo em áreas onde não havia atividade jornalística até então”, comenta.

O censo do jornalismo local brasileiro conta também com o apoio de professores e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, o Atlas da Notícia contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações. Voluntários podem se somar à equipe do Atlas e colaborar com a pesquisa preenchendo este formulário

Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.

Dados de 2020

Publicada em jan.2020, a quarta edição do Atlas registrou o surgimento de 1.170 novos veículos digitais no país, tornando-se a segunda maior categoria no Brasil, atrás apenas de rádios.

Os desertos de notícia encolheram 5,9% na pandemia e, mesmo assim, 3.280 municípios não contam com um veículo de comunicação que faça cobertura local. Já a população em desertos de notícia teve queda de 9,6%, para 33,7 milhões de habitantes.

Para saber mais acesse aqui.

Contatos: 

[email protected]

[email protected]

[email protected]
 

Assinatura Abraji