Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para módulo sobre cobertura de conflitos armados
  • 04.06
  • 2018
  • 13:27
  • -

Formação

Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para módulo sobre cobertura de conflitos armados

O 17º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflitos Armados e Outras situações de Violência está com inscrições abertas até o dia 16.jul.2018. Módulo do Projeto Repórter do Futuro, a iniciativa é organizada pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), e conta com o apoio da Abraji.

Serão selecionados 20 estudantes de comunicação social, que participarão de palestras e entrevistas coletivas entre 29.jul e 26.ago, sempre aos sábados, com a coordenação do jornalista Aldo Quiroga. Nesta edição, os conferencistas serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares, e o responsável do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Paulo Roberto B. Oliveira. Também haverá um encontro sobre a cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados com os repórteres Patrícia Campos Mello e Lalo de Almeida, ambos da Folha de S. Paulo. 

A seleção será realizada no sábado, 21 de julho, às 10h, durante encontro de confraternização com a presença do chefe adjunto da delegação regional do CICV, Filipe Carvalho. Os candidatos realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo. 

Os selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (937 reais) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4. Publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.

O curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países

A estrutura da atividade mantém o modelo adotado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.

Há mais informações sobre o curso e a programação aqui.

Serviço

Inscrições abertas para o 17º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflitos Armados e Outras situações de Violência

Até 16 de julho

Inscreva-se no formulário

Assinatura Abraji