• 28.09
  • 2006
  • 12:23
  • -

Projeto Repórter do Futuro

A Abraji, em pareceria com a Oboré Projetos Especiais, realiza o Projeto Repórter do Futuro como uma complementação universitária voltada para estudantes de jornalismo. A idéia é proporcionar um curso de capacitação e incentivo aos futuros profissionais e oferecer alternativas de desenvolvimento às carreiras dos futuros repórteres. O curso consiste em Conferências de Imprensa seguidas por Entrevistas Coletivas. Os estudantes assistem a uma palestra de aproximadamente 40 minutos e logo após exercitam uma das mais importantes ferramentas do jornalismo – a entrevista, com o desafio de colocar-se frente a frente com o entrevistado.

A definição dos nomes dos palestrantes convidados pelo projeto é resultado de uma enquete aplicada junto aos estudantes das principais faculdades de jornalismo da cidade de São Paulo. Os alunos indicam os três maiores problemas da cidade e os especialistas que mais entendem dessas questões, bem como os jornalistas que mais conhecem os temas nacionais. Os nomes mais citados são convidados a participar dos módulos do Repórter do Futuro.

Ao final dos encontros, os coordenadores do projeto avaliam a prática e a experiência vividas ao longo do dia. Há sempre a proposta de uma produção jornalística (impressa e/ou radiofônica), em que cada participante exercita não apenas técnicas jornalísticas, mas também uma reflexão sobre o tema abordado.

Para medir o empenho de cada participante, o projeto adota o critério da “Reembolsa”. Os estudantes, ao se matricularem, entregam um cheque pós-datado no valor estipulado e se conseguirem comparecer a todos os encontros, produzirem uma matéria e publicá-la em algum veículo de comunicação, terão seu cheque devolvido no final do curso.

Para mais informações, acesse:

Site da Oboré: http://www.obore.com/cms-conteudo/65_projetoreporterdofuturo.asp

E-mail: [email protected]

Fone: (11) 3214-3766.

Assinatura Abraji