• 04.07
  • 2016
  • 11:00
  • Amanda Ariela

Projeto Grande Pequena Imprensa lança Manual para Cobertura de Eleições Municipais

O Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI) acaba de lançar um Manual para a Cobertura das Eleições Municipais. O conteúdo é voltado para profissionais de imprensa regional, e reúne informações úteis para a cobertura do pleito municipal de outubro, bem como sugestões de pauta e dicas de ferramentas que podem ser usadas na produção de reportagens. O GPI foi criado em 2013 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR) em parceria com o Google e o Observatório da Imprensa. 

O manual tem uma abordagem pluralista e apartidária, além de oferecer informações nas áreas de jornalismo de dados e políticas públicas.  “Diante do ambiente de crise econômica no país e também nas redações, queremos facilitar o trabalho do repórter, fornecendo uma caixa de ferramentas com dois eixos: jornalismo de dados e conceitos básicos de políticas públicas municipais,” afirma Angela Pimenta, presidente do PROJOR.

“O domínio articulado do jornalismo de dados e das políticas públicas municipais é essencial para que o repórter faça uma cobertura crítica, que vá além dos aspectos biográficos dos candidatos a prefeito e vereador. São conhecimentos indispensáveis para que o jornalista ponha o dedo na ferida do município,” afirma Angela Pimenta.

Todas as informações do Manual estão disponíveis na internet, mas de forma dispersa, segundo Angela. “Nosso trabalho foi reunir o conteúdo: o ferramental para se produzir infografias relevantes e atraentes abordando as competências municipais em setores como educação, saúde, mobilidade urbana e meio ambiente, entre outros,” completa.

O Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI) visa capacitar os veículos de comunicação regionais. Por isso, o público alvo são os jornalistas da imprensa local e regional. Mesmo assim, o Manual ainda deve ser útil para jornalistas e estudantes de jornalismo no geral. “Num certo sentido, além da vara de pescar também damos o peixe, na forma de sugestões de pauta incluídas no tópico Questões Críticas,” indica Angela Pimenta.

As eleições de 2016 serão para vereador e prefeito e são o primeiro pleito com as novas regras eleitorais, que proíbem que os candidatos recebam doações de empresas. Por isso, além de informações sobre a análise de dados e políticas públicas, o Manual também tem um capítulo que aborda, através de infográficos e linha do tempo, algumas informações sobre regras eleitorais.

“Perguntas inteligentes dependem de informação qualificada, de se fazer a lição de casa. E o Manual visa isso mesmo, ajudar o repórter a compreender o seu município, e assim melhorar a qualidade do debate político local. Logo, nosso objetivo final é ajudar na produção de uma cobertura que informe efetivamente o eleitor,” afirma Angela Pimenta.

O manual para a cobertura das eleições municipais elaborado pelo GPI pode ser acessado através deste link.

O Projeto Grande Pequena Imprensa foi criado por Alberto Dines, homenageado nesta edição do Congresso da Abraji com o “Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo”.


Assinatura Abraji