• 17.10
  • 2016
  • 13:15
  • -

Projeto CTRL-X é apresentado em encontro internacional de jornalismo

A Abraji apresentou o projeto Ctrl+X durante a 72ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), sexta-feira (14.out.2016), na Cidade do México. A apresentação, a uma plateia de CEOs e diretores editoriais de meios de comunicação de várias partes do continente americano, abordou casos concretos de como o projeto tem ajudado a mapear tentativas de retirar informações da internet, de censurar jornais e de suspender rádios.

O coordenador do projeto, Tiago Mali, da Abraji, mostrou que o projeto já desvelou 2,4 mil tentativas de políticos e empresas de retirar informações da internet (de 2002 até 2016) e que o número cresce ano a ano. “Só durante as eleições de 2016, foram quase 500 processos de políticos para retirar informações do ar”, diz.

Mali listou algumas das reportagens que só foram possíveis a partir dos dados compilados pelo projeto nestas eleições, como as tentativas de retirar jornais e rádios de circulação, os cerca de 100 veículos de comunicação processados por políticos, ou o processo no qual Celso Russomano tentou na justiça retirar a busca do Google “Celso Russomano bar do alemão”.

Mali participou do painel “Imprensa, Revolução Digital e Democracia” em companhia de Joyce Barnathan, do International Center for Journalists, ICFJ, dos Estados Unidos, e de Jorge Zepeda, do SinEmbargo, do México. A mesa foi moderada por Marcel Granier, da RCTV, da Venezuela.

Assinatura Abraji