Projeto Comprova vence o Prêmio Aberje 2020
  • 30.11
  • 2020
  • 14:44
  • Abraji

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Projeto Comprova vence o Prêmio Aberje 2020

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) anunciou, nesta sexta-feira (27.nov.2020), que o projeto Comprova - coalizão de 28 veículos jornalísticos liderada pela Abraji - foi eleito como a “Mídia Especializada do Ano”. A 46ª edição do Prêmio Aberje destaca os esforços por parte de empresas do setor em todo o país.

Para Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova, o prêmio é um forte sinal de que o esforço do projeto como iniciativa colaborativa de enfrentamento à desinformação está sendo reconhecido. “Muito nos honra não só pela importância da Aberje, mas também pelo caráter de espontaneidade da distinção”, diz.

A cerimônia de premiação com os 16 vencedores está marcada para 14.dez.2020, das 17h às 19h, e será transmitida pelo canal do Youtube da Aberje. Veja a lista completa dos ganhadores aqui.

O Projeto Comprova foi criado em 2018, por iniciativa do First Draft e com coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Jornalistas de 28 veículos de comunicação do país trabalham de maneira colaborativa para investigar conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais sobre eleições, políticas públicas do governo federal e sobre a pandemia de covid-19.

As organizações de mídia envolvidas na terceira fase do Comprova são: A Gazeta, Gazeta do Sul, AFP, Band News, Band TV, Band.com.br, Canal Futura, Correio (da Bahia), Correio de Carajás, Correio do Estado, Correio do Povo, Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Popular, O Povo, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Em out.2020, o Comprova agregou à coalizão oito iniciativas jornalísticas que atuam em comunidades vulneráveis ou com públicos segmentados por raça ou religião para apoiarem investigações sobre a pandemia. Alma Preta, Agência Mural, Coletivo Bereia, Amazônia Real, Marco Zero Conteúdo, Coletivo Niara, Rádio Noroeste e Favela em Pauta receberam treinamento e recursos fornecidos pela Missão Americana no Brasil para atuarem no projeto por seis meses.

Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o Comprova, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.

O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados.

Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

Assinatura Abraji