- 23.07
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Formação
Projeto Comprova lança curso on-line gratuito para identificar ‘fake news’
Publicado originalmente por Douglas Rodrigues no Poder360, em 20.jul.2018
O projeto Comprova disponibilizou um curso gratuito sobre checagem de conteúdo na internet. O treinamento dura uma hora e foi elaborado pela First Draft, organização ligada à Universidade Harvard.
Quem se interessar por aprender mais sobre técnicas de identificação de conteúdo falso pode acessar o site www.firstdraftnews.org/learn e escolher o idioma que prefere.
O Comprova é uma coalizão de 24 veículos de imprensa que identificará rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação capazes de influenciar a campanha para as eleições presidenciais de 2018.
O projeto é inspirado no CrossCheck, iniciativa semelhante realizada na campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017.
No Brasil, o Comprova é coordenado pela Abraji e tem o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project.
Após a identificação das “fake news”, haverá uma checagem cruzada de todos os conteúdos. Nenhum desmentido será publicado antes de ao menos três veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.
O projeto também terá o cuidado de questionar apenas informações equivocadas que já tenham tido grande alcance ou que tenham potencial viral. A ideia é a plataforma não correr risco de ajudar um boato ainda fraco a ganhar fôlego acidentalmente.
A iniciativa entrará no ar em 6.ago.2018. Os desmentidos serão publicados no site do Comprova e divulgados pelos veículos parceiros, além de serem distribuídos em redes sociais, como Facebook, Youtube e Twitter.
A coalizão de empresas de mídia inclui AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.
Foto: Douglas Rodrigues/Poder360