Projeto Caravana discute participação comunitária na cobertura eleitoral da Bahia
  • 15.12
  • 2023
  • 09:13
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Projeto Caravana discute participação comunitária na cobertura eleitoral da Bahia

Em sua segunda formação presencial, o Projeto Caravana, da Abraji, foi até as cidades de Poções e Vitória da Conquista, na Bahia. O encontro aconteceu nos dias 2 e 3.dez.2023 e reuniu estudantes de jornalismo da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb), comunicadores e 31 pessoas da comunidade local. A experiência foi possível através de uma parceria entre o projeto e o Núcleo de Educação Midiática do Site Coreto, um veículo de mídia local, com o apoio do Site Avoador e do Programa de Jornalismo como Transformação Social, coordenado pela professora Carmen Carvalho, do curso de jornalismo da Uesb.

A temática do encontro foi “Jornalismo local e a participação comunitária na cobertura das eleições”, na qual os participantes debateram de que forma a comunidade pode contribuir para fortalecer a mídia local na cobertura eleitoral, e a criação de uma rede de comunicação que atenda a demandas da população. 

Depois de uma introdução histórica sobre a formação do território, ministrada pela professora e historiadora Fernanda Protásio, as jornalistas Nina Weingrill, coordenadora do Projeto Caravana, Tatiana Lima, editora do Fala Roça, e Raquel Rocha, editora do Site Coreto, falaram de noções do jornalismo. Entre os tópicos abordados estavam relevância da pauta local para o território, como criar um mapa afetivo do lugar, técnicas de apuração, proteção, segurança física e digital para comunicadores e uso da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Ao final do evento, as jornalistas e fundadoras do Site Coreto, Leila Costa e Raquel Rocha, propuseram a criação de um espaço no site voltado para manter a conexão entre jornalistas da comunidade, o “Cafezin da tarde”.


Foto: Segunda formação do Projeto Caravana (Foto: Leonel Brito)

Assinatura Abraji