• 12.04
  • 2012
  • 13:07
  • Karin Salomao

Projeto "1000 em 1" aproxima estudantes de profissionais

 

A Oboré Projetos Especiais convida alunos de jornalismo a integrarem sua nova iniciativa, o projeto “1000 em 1”. A proposta é entrevistar, dentro de um ano, os mil jornalistas brasileiros mais relevantes, segundo ranking feito pelo Jornalistas&Cia.

O objetivo do “1000 em 1“ é reunir o depoimento audiovisual desses jornalistas sobre os bastidores de suas pautas premiadas. O projeto será realizado por 100 duplas de estudantes. Cada uma delas deve entrevistar, durante o ano, dez profissionais.

A ideia surgiu durante o 6o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, em conversa entre Sérgio Gomes, diretor da Oboré e idealizador do projeto Repórter do Futuro, e Angelina Nunes, editora assistente da editoria Rio em O Globo e diretora da Abraji. A inspiração de Angelina surgiu quando, para receber um prêmio, teve que detalhar o passo a passo de sua matéria. Durante a premiação, ao ter contato com o trabalho de outros profissionais, percebeu que esse conhecimento sobre a boa prática jornalística deveria ser passado adiante. Por isso, “é preciso trocar informação, informar aos colegas e estudantes como uma matéria deu certo”, diz ela.

Segundo Sérgio, a ideia é, com baixo custo e com os recursos disponíveis, “fazer com que os jornalistas que não são professores possam contribuir com o aprendizado através do que realizam”. Há, segundo ele, um abismo entre os profissionais e os professores e, por isso, o estudante não tem condições de saber como encaminhar uma matéria.

Para isso, o projeto “1000 em 1” pretende registrar, passar adiante e multiplicar o conhecimento. Ao documentar, em 10 minutos, a produção das matérias que ganharam prêmios, os estudantes conhecem mais sobre como é o trabalho pesado dos jornalistas para chegar àquele resultado.

O trabalho será coordenado pelo Sérgio Gomes, que está em busca de parcerias para oferecer uma ajuda de custo aos alunos. A Oboré realizará encontros com estudantes de diversas faculdades de Jornalismo para convocar estudantes a participar do projeto. A primeira reunião está marcada para 17 de abril, na ECA-USP. Não é necessário fazer inscrição, apenas aparecer em um dos dois horários marcados.

Para ver como surgiu a ideia do projeto, assista ao vídeo feito durante a cobertura do 6º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji.

 

Quando? 17 de abril, terça-feira

Onde? CJE (sala a definir)  Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Que horas? 11h30 ou 18h30.

 

 

Assinatura Abraji