• 08.01
  • 2004
  • 17:09
  • toledo

Formação

Programas ajudam jornalista a calcular e converter

Estão disponíveis para sócios da Abraji três programinhas de computador que ajudam a fazer cálculos de porcentagem e a converter valores. Os programas foram desenvolvidos em inglês e fornecidos pelo Fernando Rodrigues. É só ir à Biblioteca da Abraji e fazer o download (se for sócio).


São três programas.

1) Conversor de medidas de área, distância, peso, volume e temperatura. Exemplo: você escreve o valor em centímetros e ele mostra automaticamente os dados em metros, milímetros, polegadas, jardas etc. Há até medidas bíblicas.


2) Calculador de porcentagem. Você escreve dois valores e o programa calcula as variações porcentuais entre eles. Exemplo: Você escreve 10 no campo A e 15 no campo B; o programa mostra que A é 66,6% de B, que B é 150% de A, que A representa uma queda (variação negativa) de 33,3% em relação a B, e que B representa um crescimento (variação positiva) de 50% em relação a A.


3) Conversor de valores. O programa atualiza (ou os faz regredir) valores em dólares segundo a inflação anual nos EUA. Você põe os dados de um ano e ele mostra o equivalente no ano que você indicar. Fiz uma adaptação meia-boca para corrigir os valores em real (só de 1994 pra cá) também.


(José Roberto de Toledo - diretor de CAR da Abraji)

Assinatura Abraji