• 03.09
  • 2012
  • 12:47
  • -

Programa oferece bolsa para trabalhar na Alemanha

A Bolsa Alemanha – América Latina do Programa Internacional para Jornalistas (IJP, na sigla em alemão) oferece a jovens jornalistas a oportunidade de passar dois meses trabalhando em um veículo alemão, principalmente os de Berlim. Desde 1997, com o apoio do Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e de empresas privadas, seis jornalistas da América Latina têm a chance de reportar a diversidade cultural da Alemanha. 

A ideia do programa é de aumentar o interesse na América Latina, continente que quase desapareceu do noticiário alemão. O IJP espera sensibilizar os futuros formadores de opinião da Alemanha para as relações do seu país com os países latino-americanos. Durante dois meses em visitas pela Alemanha, os bolsistas latino-americanos aprendem a ter uma opinião mais crítica sobre a política e a economia do país. Além do trabalho no veículo midiático, a IJP espera que os bolsistas ajam como correspondentes para seus países de origem.

A bolsa do programa Alemanha-América Latina é de 3.300 euros, que deverão cobrir os custos principais com viagens, acomodação e alimentação. Pagamento pelo trabalho realizado no veículo anfitrião não está incluso. O pagamento será entregue em duas etapas. A primeira – 2.800 euros – será dada no começo do intercâmbio. A parte final – 500 euros - só será entregue mediante alguns requisitos: o participante deve entregar uma reportagem de no mínimo três páginas sobre sua experiência na Alemanha assim como cópias de todas as reportagens publicadas na Alemanha e no país de origem e vice-versa.

Além da bolsa, o Departamento de Estado Alemão organiza uma viagem de uma semana pela Alemanha para os bolsistas. 

 

Inscrição

Podem se candidatar jornalistas entre 25 e 35 anos que trabalhem regularmente em uma organização de mídia e que sejam fluentes em alemão – quanto maior o domínio da língua, maior são as chances de ser selecionado. Há uma chance para aqueles que não falam alemão de participar do programa, se tiverem domínio de inglês. 

O comitê do IJP irá escolher o veículo em que o intercambista irá trabalhar. O IJP sempre procura conciliar os bolsistas às suas preferências e pode também auxiliar na busca por uma acomodação, embora nem sempre seja possível. É possível estender o período de permanência para três meses, porém sem financiamento adicional. 

A inscrição deve conter:

Uma carta sobre a motivação para participar do programa

Currículo (incluindo data de nascimento, telefone, e-mail e outros contatos)

Foto de passaporte

Três ou quatro exemplos do trabalho produzido. Jornalistas de televisão ou rádio devem transcrever seus trabalhos. Áudio ou vídeo não serão considerados.

Carta de recomendação, contendo a área e a atuação jornalística, escrita pelo editor ou editor-chefe. Freelancers devem incluir uma referência do seu principal veículo. A carta também deve garantir que o canditato estará disponível durante o programa.

Prova de fluência em alemão – em forma de publicações, certificados, cursos de línguas ou viagens. Os bolsistas serão convidados a uma entrevista no consulado alemão mais próximo.

Indicação de preferência de algum veículo ou mídia.

 

A confirmação de participação será feita no meio de novembro.

Antes ou pouco após retornar para o país natal, o bolsista deverá escrever uma reportagem de no mínimo três páginas sobre a experiência e entregar uma cópia de todas as reportagens produzidas no período.

No final de fevereiro, haverá uma semana de recepção e introdução e no final de abril será o encerramento. Ambas as atividades, em Berlim, são obrigatórias.

 

Endereço para inscrição:

IJP Internationale Journalisten-Programme e.V.

Lateinamerikaprogramm

Nina Spranz

Habsburgerring 1

50674 Köln

Germany

Assinatura Abraji