• 07.12
  • 2015
  • 14:27
  • Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

Programa de formação em cobertura da América Latina da IWMF beneficiará 270 jornalistas nos próximos cinco anos

A International Women’s Media Foundation (IWMF) abriu inscrições para sua nova iniciativa de reportagem Adelante, um programa centrado na América Latina que buscará capacitar 270 jornalistas nos próximos cinco anos.

“Nos próximos cinco anos, por meio de nosso novo programa Adelante, vamos continuar nosso trabalho na América Latina de fortalecer o desenvolvimento profissional, o impacto e a segurança das mulheres jornalistas. Este programa tem o potencial não só de mudar as narrativas tradicionais dos meios da região, mas treinar e apoiar a próxima geração de jornalistas”, disse Elisa Lees Muñoz, diretora-executiva de IWMF.

Como parte da iniciativa, a organização disse que oferecerá viagens internacionais de reportagem, bolsas de um ano de duração e treinamentos de segurança para jornalistas. O programa abarca Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e a fronteira do México com os Estados Unidos.

Em cinco anos, a partir de 2016, a organização oferecerá 30 viagens internacionais de bolsas de reportagem pela região para mulheres jornalistas, segundo a IWMF.

As inscrições para as primeiras viagens à fronteira México-Estados Unidos e à Colômbia estão abertas até 19 de dezembro. As viagens começam na Cidade do México em 1 de abril e cada uma está aberta para seis mulheres jornalistas. 

As jornalistas que viajarem para a fronteira México-Estados Unidos cobrirão “o desenvolvimento econômico e o impacto humano da migração” na região, disse IWMF. O grupo da Colômbia examinará “o desenvolvimento rural e econômico no contexto do pós-conflito”.

As bolsas de um ano de duração, 90 no total, serão oferecidas a mulheres e homens jornalistas dos países incluídos na iniciativa para ajudar a "aprofundar seus conhecimentos em uma área particular de estudo", segundo o comunicado da organização. Os jornalistas receberão ajuda de jornalistas internacionais e de editores locais.

Os temas para as viagens de reportagem e as bolsas locais incluem democracia e governança, imigração, desenvolvimento agrícola, oportunidades econômicas, acesso à tecnologia ampliada, direitos da mulher e desenvolvimento, educação e conservação, segundo a IWMF.

Como parte da iniciativa, mulheres e homens jornalistas da região também receberão treinamento em Ambientes Hostis e Primeiros Socorros.

A iniciativa Adelante é financiada por um fundo de 5 milhões de dólares da Fundação Howard G. Buffet.

Assinatura Abraji