• 13.09
  • 2007
  • 14:10
  • -

Professor espanhol de Jornalismo de Precisão dá curso para sócios da Abraji no dia 22, em SP

O jornalista José Luis Dader, professor da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, uma das maiores referências mundiais em Jornalismo de Precisão, dará uma palestra para os sócios da Abraji, no dia 22 de setembro, em São Paulo. A Abraji, que esta organizando a palestra com o Centro Cultural da Espanha, oferecerá a palestra gratuitamente para os sócios. Não será permitida a participação de não-sócios.

 

Jornalismo de Precisão é aquele, basicamente, em que as reportagens são fundamentadas em pesquisas feitas pelos próprios jornalistas e não cedidas por fontes. A idéia desse tipo de jornalismo é aplicar o método científico de investigação na apuração de notícias. Com isso, além de descobrir informações e novas realidades por pesquisas próprias, o jornalista pode conferir, complementar e, principalmente, questionar dados já prontos que chegam às redações como verdades absolutas.

 

Primeiro disseminador na Espanha dessa forma de se fazer jornalismo, foi Dader quem traduziu para o espanhol o livro Jornalismo de Precisão, do americano Philip Meyer, criador dessa prática. Escreveu também, em espanhol, um livro sobre o mesmo tema. Além disso, é especialista em Reportagem Auxiliada pelo Computador (RAC) e comunicação política.

 

O curso consiste em um panorama do Jornalismo de Precisão e de prática de RAC na Espanha, com a apresentação de casos práticos. O treinamento será dividido em três módulos: 1) Exposição e análise de reportagens espanholas de precisão e CAR, 2) Metodologia de pesquisas eleitorais e exemplos de análises em pesquisas publicadas pela imprensa espanhola, 3) Ensino de critérios de construção de quadros estatísticos e sua leitura correta, com apresentação de exemplos.

 

Serão três horas de palestra, das 10h às 13h, no dia 22 de setembro (sábado), no Centro Cultural da Espanha em São Paulo (Rua Martinico Prado, 474 – Higienópolis, telefone: 11 3822-2627). Os sócios interessados devem se inscrever ate o dia 19 (quarta-feira).

Assinatura Abraji