• 16.04
  • 2009
  • 14:55
  • -

Principal prêmio do jornalismo francês será entregue no Brasil


O principal prêmio de jornalismo em língua francesa, o Albert Londres, será, neste ano, entregue no Brasil. A cerimônia é parte do calendário de comemorações do ano da França no Brasil e acontecerá no dia 12 de maio na Aliança Francesa de São Paulo. Na véspera, haverá debates entre jornalistas brasileiros e franceses sobre o futuro da imprensa e sobre os grandes temas da atualidade internacional. A ABRAJI foi convida a participar da organização das mesas.

O Prêmio Albert Londres, concedido pela primeira vez em 1933, premia a cada ano, na data de aniversário da morte de Londres, a melhor grande reportagem da imprensa escrita e, desde 1985, a melhor grande reportagem do audiovisual.

O prêmio foi criado pela filha de Londres, Florise Martinet-Londres, em memória de seu pai, desaparecido em 16 de maio de 1932, no naufrágio do navio Georges Philipar no lago de Gadarfui (Mar Vermelho), enquanto fazia investigações para uma reportagem. Florise deixou todos os seus bens para a associação do Prêmio Albert Londres, a fim de perpetuar a recompensa anual concedida a um jovem jornalista francófono de menos de 40 anos.

Nascido em Vichy no final do século XIX, Londres é considerado um dos precursores do jornalismo investigativo. Ele investigou casos de trabalho forçado na África, cobriu movimentos nacionalistas nos Bálcãs, o fim da Primeira Guerra Mundial na França e muitos outros acontecimentos que marcaram a história mundial no início do século XX.

Serviço

Segunda-feira, 11 de maio

Das 18h às 19h30
Olhares cruzados franco-brasileiros sobre Israel e Palestina.

Com:
-Josette Alia, presidente do Prêmio Albert Londres desde 2006. Correspondente do Le Monde em Tunis.
-Benjamin Barthe, vencedor do prêmio em 2008 pela série de artigos sobre a Faixa de Gaza publicada nos jornais Le Monde e L´Express.
-Jornalistas brasileiros das principais mídias
-Moderador: José Luiz Proença, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Das 20h30 às 22h
Olhares cruzados franco-brasileiros sobre a China.

Com:
-Philippe Rochot. Cobriu diversos conflitos na África Iraque e Afeganistão; foi correspondente em Beirute, Bonn, Berlim, China e Ásia durante os seis anos que precederam as Olimpíadas de Pequim.
-José Eduardo Barella, editor de assuntos internacionais do O Estado de São Paulo.

Terça-feira, 12 de maio
Entrega do Prêmio Albert Londres 2009 na Aliança Francesa

Assinatura Abraji