• 15.02
  • 2012
  • 14:27
  • -

Principal prêmio de jornalismo investigativo da América Latina está com inscrições abertas

Cartaz divulgação PremioEstão abertas as inscrições para a edição 2012 do Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación, organizado pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) e pela ONG Transparência Internacional. Os três vencedores receberão 30 mil dólares em prêmios (15 mil para o primeiro lugar, 10 mil para o segundo e 5 mil para o terceiro).

São aceitos trabalhos em meio impresso, rádio, televisão e Internet que tenham sido veiculados em mídias da América Latina e do Caribe em 2011. As produções, que devem versar sobre assuntos de interesse público, podem ser individuais ou coletivas em português, inglês ou espanhol.

O material deve ser enviado em PDF ou link para os e-mails [email protected] ou [email protected] até 30 de maio. No caso de produções radiofônicas ou televisivas cujo tamanho do arquivo seja maior do que o limite de anexos do e-mail, pode-se enviar por correio (Instituto Prensa y Sociedad Calle Sucre 317, Barranco Lima-Peru).

Quatro profissionais escolherão os trabalhos aptos a concorrer ao prêmio - Marcelo Beraba, diretor da Abraji, é um deles, junto com Tina Rosenberg (EUA), Gustavo Gorriti (Peru) e Gerardo Reyes (Colômbia).

O prêmio será entregue em cerimônia especial durante a Conferência Latinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN 2012), que acontecerá em Bogotá. Mais detalhes sobre o prêmio podem ser encontrados aqui.

Jornalistas brasileiros foram destaque em 2011

No ano passado, os repórteres James Alberti (membro do Conselho Fiscal da Abraji), Gabriel Tabatcheik, Karlos Kohlbach e Katia Brembatti, do jornal Gazeta do Povo e da RPC-TV (PR), levaram o prêmio principal, com sua série de reportagens "Diários Secretos". As matérias revelaram um esquema milionário de desvio de recursos públicos da Assembléia Legislativa do Paraná. Durante o trabalho de apuração, os autores montaram um grande banco de dados com técnicas aprendidas em cursos e congressos promovidos pela Abraji.

Assinatura Abraji