• 20.07
  • 2015
  • 14:22
  • Abraji

Primeira edição do Curso On-line de Jornalismo de Dados recebe alto índice de aprovação

A primeira edição do Curso On-line de Jornalismo de Dados oferecida pela Abraji em junho deste ano teve avaliação positiva pela maioria dos participantes. As 38 pessoas que responderam a um questionário de avaliação do treinamento atribuíram a ele nota média de 4,7, em uma escala de 0 a 5.

Todos os alunos que responderam às perguntas recomendariam o curso para outras pessoas. Destacaram a qualidade da tutoria oferecida nas aulas, contribuição do conteúdo para seus repertórios e a relação entre os exercícios e a prática jornalística.

“Antes do Curso On-line de Jornalismo de Dados da Abraji, eu não sabia sequer mexer no Excel, pois o considerava um ‘bicho de sete cabeças’. Com os conteúdos e exercícios propostos e o apoio diário do instrutor Tiago Mali, aprendi muito sobre Excel e, principalmente, a produzir reportagens usando dados, algo fascinante. Estou muito satisfeita!”, afirmou uma das alunas.

Outro participante disse se surpreender com a dinâmica das aulas, uma vez que nunca havia feito curso on-line. “Os módulos exploraram habilidades que foram se complexificando com o decorrer das semanas, tornando a aprendizagem também desafiadora. Os vídeos ajudaram bastante a compreender os bancos de dados que, ao contrário do nome, não são nada transparentes”, completa. 

Mali considera a avaliação muito positiva, mas também acredita que é possível melhorar ainda mais. Através da avaliação o instrutor, que também é coordenador de cursos da Abraji, percebeu que os alunos sentiram necessidade de uma continuidade nas aulas, “no sentido de termos cursos mais avançados de jornalismo de dados, com ferramentas que possibilitem, por exemplo, o cruzamento de informações e a tabulação de bancos mais complexos.”

Em resposta a essa demanda, a Abraji está em processo de criar dois novos cursos de jornalismo de dados. “Um deles ensinará a mexer em grandes bancos de dados, e o outro é sobre como usar de maneira eficiente mapas interativos nas matérias”, explica Mali.

A pré inscrição para os cursos Mapas para Jornalistas: transmitindo informações geolocalizadas e Como lidar com grandes bases de dados: MySQL para jornalistas já está disponível no site cursos.abraji.org.br. Além desses, a Abraji ainda estuda a criação de mais treinamentos ligados ao jornalismo de dados.

Assinatura Abraji