• 05.03
  • 2007
  • 10:51
  • Belisa Figueiró

Preso um dos assassinos de jornalista, na Bahia

O juiz Marco Antônio Santos Bandeira, de Itabuna, na Bahia, ordenou a prisão do agente policial Mozart Castro Brasil, no dia 28 de fevereiro, acusado de participar do assassinato do editor e fundador do jornal "A Região", Manoel Leal de Oliveira. O crime aconteceu no dia 14 de janeiro de 1998. O policial foi conduzido para a Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador. Marcone Rodrigues Sarmento e Thomaz Iracy Moisés Guedes também foram acusados de participar do assassinato. Sarmento ainda não foi julgado, mas Guedes, que teria dirigido o carro onde estavam os assassinos, foi absolvido pela justiça. 

Manoel Leal de Oliveira foi morto com seis tiros, sendo dois pelas costas, quando voltava para casa, no bairro Jardim Primavera, em Itabuna. Três testemunhas confirmaram que viram Brasil no local, uma delas afirmou que o policial desceu do carro e atirou friamente contra o jornalista. Em setembro de 2003, ele foi julgado e condenado por júri popular a 18 anos de prisão em regime fechado, mas o juiz substituto da 2ª Câmara Criminal de Salvador, Aliomar Silva Brito, lhe concedeu um habeas corpus no dia 23 de dezembro daquele ano. 

Segundo o jornal "A Região", Brasil fez parte de um esquema montado pelo ex-prefeito Fernando Gomes para perseguir adversários em Itabuna, junto com o delegado Gilson Prata. Em dezembro de 1997, o diário denunciou o caso, no qual o policial teria recebido propina da prefeitura. O jornalista foi morto duas semanas depois, a 300 metros do Batalhão da Polícia Militar e a 100 metros do Complexo Policial. O caso teve repercussão internacional.

Assinatura Abraji