• 19.03
  • 2015
  • 09:15
  • -

Prêmios Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão anunciam datas para inscrição de trabalhos

Estudantes de jornalismo de todo o País poderão inscrever propostas de pauta no 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão a partir de 2 de abril. O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, com apoio da Abraji e da Fundação Ford, que visa estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Os autores das três melhores pautas contarão com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro na produção das suas matérias.

Nesta edição, os trabalhos devem abordar como tema “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje”. As inscrições serão realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br,  onde o candidato também encontra o regulamento e as datas de cada etapa da premiação. Serão aceitas tanto inscrições individuais quanto em equipes de até três estudantes.

Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador da instituição de ensino dos participantes e a indicação da mídia em que a reportagem será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet.

O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fizeram parte da história do jornalismo brasileiro, como o próprio Fernando Pacheco Jordão, e ainda Alana Rizzo, Aquiles Lopes, Audálio Dantas, Bianca Vasconcellos, Dácio Nitrini, Leonêncio Nossa, Letícia Duarte, Marcos Emílio Gomes, Mauri König, Milton Bellintani, Paulo Markun, Paulo Oliveira e Soninha Francine.

 

Prêmio Vladimir Herzog

A Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog se reuniu na última segunda-feira (16.mar.2015) para definir o calendário de atividades preparatórias da 37ª edição do prêmio. Entre outros detalhes, a comissão ratificou a data de início das inscrições de trabalhos: 29 de junho de 2015. 

Outros detalhes relacionados à cerimônia, como a identidade visual do material de comunicação e a definição do vencedor do Prêmio Especial (a homenagem pelo conjunto da obra de um jornalista) serão definidas no próximo encontro da Comissão, marcada para 29 de maio.

Além da Abraji, compõem a Comissão: Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Nacional, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM.

 

Mais informações sobre o Prêmio Jovem Jornalista:

www.jovemjornalista.org.br

Mais informaçõs sobre o Prêmio Vladimir Herzog:

www.premiovladimirherzog.org.br

Assinatura Abraji