Prêmio Vladimir Herzog anuncia homenageados de 2022
  • 24.08
  • 2022
  • 12:59
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Prêmio Vladimir Herzog anuncia homenageados de 2022

O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, anunciou seus homenageados de 2022. As fundadoras do site Amazônia Real, Kátia Brasil e Elaíze Farias, e o médico Dráuzio Varella, receberão o Prêmio Especial Vladimir Herzog 2022. O repórter britânico Dom Phillips, assassinado em junho, será homenageado in memoriam. Pela resistência na defesa da comunicação pública, trabalhadores da EBC ganharão o Prêmio Especial Contribuição ao Jornalismo.     

A premiação, que recebe apoio das mais importantes organizações de jornalismo do país, entre elas a Abraji, foi criada em 1979 e reconhece o papel da imprensa na valorização da Democracia e os Direitos Humanos.  Nesta 44ª edição, 528 produções concorrem ao Prêmio em sete categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.   

As peças inscritas estão em fase de avaliação pelo Júri de Seleção e a definição dos vencedores será feita por representantes das entidades que compõem a Comissão Organizadora. A sessão pública e trasmitida ao vivo será no dia 13.out.2022.

Detalhes dos homenageados

Kátia Brasil e Elaíze Farias, homenageadas pela Abraji em 2021, receberão o troféu símbolo do prêmio – a meia lua recortada com a silhueta e Vladimir Herzog, uma criação do jornalista, artista plástico e designer Elifas Andreato, falecido em março deste ano. Segundo os organizadores, as duas mulheres foram reconhecidas pela defesa das causas amazônicas e nas quais o site Amazônia Real é o maior porta-voz. "Esta luta promovida por elas e pela valorosa equipe de profissionais que ali atua revigora o papel dos Direitos Humanos no Brasil", afirma o texto.

Dráuzio Varella foi lembrado por ser uma das maiores referências do país sobre popularização do conhecimento no campo da saúde: "porta-voz de uma geração, sua conduta profissional e pessoal nos ensina a observar, de forma crítica, a lógica do sistema prisional brasileiro e os desafios envolvidos na construção de políticas para a população privada de liberdade, tão fundamentais para a defesa dos Direitos Humanos no Brasil". 

O repórter britânico Dom Phillips será homenageado in memoriam pela trajetória marcante no jornalismo em defesa do meio ambiente, na preservação da floresta amazônica e de seus povos. Assassinado em pleno exercício de suas atividades jornalísticas, tornou-se mais um ícone da resistência. "Honrar a vida profissional e pessoal de Dom passou a ser compromisso público dos que atuam com Direitos Humanos", escreveram os organizadores.  

Na 44º edição do  Vladimir Herzog, os organizadores também decidiram oferecer uma homenagem aos profissionais que fazem e defendem a comunicação pública no Brasil. O  Prêmio Especial Vladimir Herzog de Contribuição ao Jornalismo será dedicado aos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro, terça-feira, às 20h, no Tucarena, na PUC, em São Paulo, precedida da já tradicional Roda de Conversa com os Ganhadores. As atividades são abertas ao público em geral.    

Foto: Troféu símbolo do Prêmio/Fernanda Freixosa / Acervo IVH. 

Saiba mais

A 44º edição do  Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é resultado de uma articulação coletiva da sociedade civil.

As organizações realizadoras e apoiadoras são: Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Periferia em Movimento e Instituto Vladimir Herzog (IVH). 

Calendário

⦁    Sessão pública de julgamento e definição dos vencedores: 13 de outubro, quinta-feira, das 14h às 17h.

⦁    Roda de Conversa com os vencedores: em definição.

⦁    Solenidade de premiação: 25 de outubro, terça-feira, 20h, no Tucarena (SP).

Para mais informações, acesse aqui.


 

Assinatura Abraji