Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições para sua 43ª edição
  • 02.06
  • 2021
  • 12:45
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições para sua 43ª edição

Estão abertas as inscrições para a 43ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A Abraji e outras 12 organizações compõem a comissão organizadora. Jornalistas, repórteres fotográficos e ilustradores têm até 30.jun.2021 para inscrever trabalhos realizados entre 1.ago.2020 e 30.jun.2021. 

A novidade deste ano é a inclusão da categoria livro-reportagem, para a qual serão aceitas inscrições de obras editadas entre 1.jan.2019 a 31.dez.2020. As demais categorias são arte, fotografia, produção jornalística em texto, em áudio, em vídeo e em multimídia. 

Após a avaliação da comissão, haverá uma sessão pública de julgamento de forma remota e com transmissão ao vivo para divulgação dos vencedores, no dia 16.out.2021. O cronograma da premiação também conta com uma roda de conversa com os ganhadores, no dia 24.out.2021, e a solenidade da premiação, no dia 25.out.2021. Ambas serão realizadas de forma virtual devido à pandemia de covid-19.

Considerado uma das mais importantes premiações jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog tem abrangência nacional e reconhece anualmente trabalhos que valorizam e defendem a democracia e os direitos humanos. 

A premiação é uma das ações voltadas para celebrar a vida de Vladimir Herzog, jornalista brasileiro assassinado pela ditadura militar em 1975. Criado pela família de Herzog, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e outras entidades, o prêmio já contemplou mais de 500 jornalistas. 

O 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Para mais informações, acesse www.premiovladimirherzog.org.
 

Assinatura Abraji