• 26.04
  • 2011
  • 12:59
  • -

Prêmio valorizará a ação do jornalismo investigativo de países em desenvolvimento

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Shining Light Award, dedicado a trabalhos de jornalismo investigativo de países em desenvolvimento. Esta é a quarta edição do prêmio, que acontece desde 2007 como parte da Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Segundo Henrik Kaufholz, organizador do evento, o prêmio tem a intenção de dar apoio a jornalistas que conduzem investigações em ambientes hostis.

Poderão participar reportagens investigativas e independentes que foram veiculadas de 1º de Janeiro de 2010 a 1º de Abril de 2011. Os critérios de escolha envolvem a importância desse trabalho para o país de origem (ele ajudou no processo de desenvolvimento? Denunciou um sistema de corrupção que afetava o bem comum? Teve um impacto no futuro?), a redação e apresentação da reportagem e os riscos sofridos pelos jornalistas, familiares e meios de comunicação envolvidos.

O prêmio de mil euros e uma placa de reconhecimento serão entregues em outubro deste ano em Kiev, Ucrânia, onde acontecerá a Conferência Global de Jornalismo Investigativo 2011. Entre os jurados estão o vencedor do concurso no ano passado, Paul C. Radu, e a diretora da Abraji Angelina Nunes.

Inscrições

Os interessados devem fazer um resumo da reportagem explicitando o tema, sua importância, o processo de pesquisa, as dificuldades para realizá-la e o impacto social e político atingido com sua publicação ou exibição. Também devem incluir uma versão em inglês do texto original ou, em caso de reportagens audiovisuais, enviar o produto final e a tradução impressa do conteúdo.

O material deve ser mandado por carta ou por e-mail para Thomas Hjortsoe até o dia 15 de julho de 2011. O endereço é Danish Broadcasting Corporation, DR Byen, Emil Holms Kanal 20, 0999 Copenhagen C, Denmark; o e-mail, [email protected].

Assinatura Abraji