Prêmio Jovem Jornalista abre inscrições para edição de 2022
  • 17.05
  • 2022
  • 16:00
  • Abraji

Formação

Prêmio Jovem Jornalista abre inscrições para edição de 2022

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras quatro organizações. Estudantes de todo o país deverão enviar propostas de pauta sobre o tema “Os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir”. As inscrições seguem abertas até 19.jun.2022.

A edição deste ano incentiva a produção de trabalhos que tragam visibilidade para o atual cenário de ataques frequentes aos direitos humanos, emergências sanitárias, desastres ambientais, ameaças à democracia e seus valores, desinformação, violência, desigualdade e fome. Ao total, serão escolhidos quatro grupos vencedores que receberão microbolsas de até R$ 1.500 cada, além de contar com a mentoria de jornalistas renomados.

É requisito da nova edição que dois dos grupos premiados possuam ao menos um integrante que tenha sido beneficiado por políticas de inclusão (como cotas raciais ou sociais) na instituição de Ensino Superior onde está matriculado. A organização do Prêmio também se comprometeu a realizar a divulgação junto a coletivos que já existem em diversas faculdades e universidades brasileiras. 

A 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com parceria da Abraji, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da OBORÉ e da Periferia em Movimento. O patrocínio é do Google.

Como funcionam as inscrições?

As inscrições devem ser feitas pelo site e o processo permite cadastro de três estudantes por grupo. Os membros poderão ser alunos de semestres diferentes do curso de Jornalismo, mas obrigatoriamente de uma mesma instituição de ensino superior. Além disso, as propostas inscritas deverão indicar um professor-orientador ou uma professora-orientadora vinculados à instituição de ensino dos participantes.

O processo seletivo será realizado em duas etapas consecutivas. Na primeira, será observada compatibilidade das propostas aos pressupostos estabelecidos no regulamento. Já na segunda etapa, a Comissão Julgadora escolherá quatro pautas a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. Os trabalhos selecionados serão anunciados em 6.jul.2022.

Os trabalhos deverão obrigatoriamente seguir as seguintes modalidades:

  • Modalidade áudio: reportagem, documentário ou podcast com duração de 15 minutos para divulgação em mídia eletrônica ou digital.
  • Modalidade vídeo: reportagem ou documentário com duração de 15 minutos para divulgação em mídia eletrônica ou digital.

As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de julho e outubro de 2022. A matéria final deverá ser entregue até o dia 16.out.2022 e as equipes vencedoras serão convidadas a ir a São Paulo, com despesas pagas pelo Instituto Vladimir Herzog, para participar dos eventos de diplomação, no dia 24.out.2022.

Para mais informações, acesse www.jovemjornalista.org.br

Assinatura Abraji