Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas encerra inscrições neste domingo
  • 03.04
  • 2025
  • 09:00
  • Samara Meneses

Formação

Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas encerra inscrições neste domingo

A 17ª edição do Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas está com inscrições abertas até o dia 6 de abril de 2025, domingo. Neste ano, o concurso promovido pelo Instituto Vladimir Herzog propõe o tema “Retrato das Violências no Brasil”, desafiando estudantes de jornalismo de todo o país a desenvolverem pautas investigativas sobre as múltiplas formas e dimensões da violência na sociedade brasileira.

A proposta parte da análise de dados presentes em duas das mais importantes publicações sobre o tema: o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e o Atlas da Violência 2024, resultado da parceria entre o FBSP e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ambas as publicações evidenciam os impactos profundos das desigualdades sociais, do racismo estrutural, da violência de gênero e da opressão de populações periféricas no cotidiano da população.

“Queremos fomentar a criação de pautas que ampliem o debate público e contribuam para a conscientização sobre o impacto da violência na sociedade”, afirma Ana Luiza Zaniboni, diretora de projetos da Oboré. 

Incentivo à diversidade
 
Com o objetivo de fomentar a formação crítica e investigativa de futuros profissionais da imprensa, o prêmio busca estimular a produção de pautas que ampliem o debate público sobre o impacto da violência no Brasil e promovam a conscientização sobre o tema. A iniciativa também reforça o compromisso com a inclusão, ao adotar medidas concretas para incentivar a participação de estudantes negros e oriundos de escolas públicas, inclusive com reserva mínima de um grupo vencedor com estudantes beneficiados por políticas de ação afirmativa.

Serão selecionadas cinco propostas de pauta, uma de cada região do país. Cada grupo deve ser formado por dois ou três estudantes de uma mesma instituição de ensino, com a orientação de um(a) professor(a). Os projetos vencedores receberão apoio financeiro de R$ 5 mil para a produção de uma reportagem em vídeo com até 15 minutos de duração.

Os vencedores também participarão, com despesas pagas, da cerimônia de diplomação em São Paulo e do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que acontece entre os dias 10 e 13 de julho de 2025.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas por meio deste formulário online, até o dia 6 de abril de 2025. As propostas deverão abordar o tema central da edição com base em dados, experiências e realidades locais, considerando a região da instituição de ensino à qual os estudantes estão vinculados.

Além de desenvolverem as reportagens, os grupos selecionados se comprometem a organizar uma exibição pública dos trabalhos em suas instituições, estimulando o debate entre estudantes, docentes e a comunidade acadêmica.

* Crédito da foto: vladimirherzog.org 

Assinatura Abraji