Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados recebe inscrições até setembro
  • 17.08
  • 2022
  • 15:35
  • Abraji

Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados recebe inscrições até setembro

A maior premiação de jornalismo de dados do país, o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, está com inscrições abertas durante os meses de agosto e setembro. O anúncio oficial foi feito durante o 17º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), no dia 6.ago.2022. Em sua quarta edição, o prêmio oferecerá R$ 10 mil para os trabalhos selecionados. O valor será dividido entre os vencedores. Interessados em concorrer têm até o dia 18.set.2022 para inscrever seu trabalho.

Serão analisados trabalhos jornalísticos realizados a partir de 1.out.2021 em quatro categorias: visualização, investigação, inovação e dados abertos. Tanto profissionais quanto organizações poderão se inscrever. 

De acordo com a organização do prêmio, a iniciativa busca “incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para questionar, analisar e investigar as questões que afetam a sociedade brasileira, para fortalecer este campo de atuação e a democracia no Brasil”.

A cerimônia com os vencedores será no dia 6.nov.2022, durante o encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, o programa educacional da Open Knowledge Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Transparência Brasil. Desde sua primeira edição, em 2019, já recebeu mais de 340 inscrições e reconheceu 14 projetos.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Cláudio Weber Abramo, pioneiro no jornalismo de dados no país. Abramo também atuou ativamente no processo de criação da LAI no Brasil e é fundador da Transparência Brasil, organização parceira da Abraji.

O regulamento da 4ª edição do prêmio pode ser conferido aqui.

Assinatura Abraji