Prefeito de Taboão da Serra (SP) xinga repórter
  • 11.05
  • 2021
  • 16:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Prefeito de Taboão da Serra (SP) xinga repórter

Durante uma coletiva de imprensa realizada no dia 29.abr.2021, o prefeito de Taboão da Serra, cidade da Grande São Paulo, xingou um jornalista depois de se recusar a responder a uma pergunta. Aprígio da Silva (Podemos) se irritou ao ser questionado e agrediu verbalmente o repórter Adilson Oliveira, do portal Verbo Online.

As ofensas foram proferidas no momento em que a prefeitura fazia a entrega de uma base móvel de segurança reformada da Guarda Civil Municipal. O jornalista aproveitou a presença do prefeito para abordá-lo sobre outro assunto. Adilson Oliveira quis esclarecer por qual motivo Aprígio da Silva, mais conhecido como Aprígio, abandonara uma reunião recente com representantes do governo do Estado:

“Para enfrentar a nova onda de covid, Taboão poderia ter um hospital de campanha bancado pelo governo João Doria. O senhor esteve no que seria uma reunião com o secretário Marco Vinholi, mas acabou não participando ao ver o ex-prefeito Fernando Fernandes. Por que o senhor, segundo os críticos, colocou a desavença política com o ex-prefeito acima da necessidade [da população] de leitos de UTI?”.

Em sua resposta, o prefeito comparou a gestão atual, iniciada em 2021, com a do governo anterior, sob responsabilidade de Fernando Fernandes (PSDB): 

“Isso é você que está dizendo. Eu fiz mais 30 leitos, coisa que, em oito anos, ele [Fernando Fernandes] que estava lá [na prefeitura], não fez”. Em seguida, o prefeito dá sequência ao diálogo que termina em um xingamento: “Agora, eu pergunto para você: quanto ele paga para você defender tanto eles (sic)?”. 

Oliveira respondeu não ter recebido dinheiro do ex-prefeito e que trabalhava com a sua convicção e como jornalista. Em seguida, Aprígio xingou o repórter de “filho da puta”.

O Verbo Online foi criado em 2013 e é financiado por anúncios locais. Adilson Oliveira afirma que o site faz jornalismo independente e apartidário e que já vinha sendo alvo de hostilidade. “O governo municipal demonstra incômodo com as nossas reportagens que já revelaram alguns episódios embaraçosos”.

Falta de transparência e punição publicitária

Oliveira acusa a gestão de Aprígio de não atender aos pedidos de informação, como, por exemplo, esclarecer denúncias sobre supostos desvios de vacinas em uma Unidade Básica de Saúde. Ele diz ter deixado de receber verba publicitária da prefeitura quando, no início do ano, informou publicamente que manteria a independência jornalística e a linha editorial crítica.

“As agressões do prefeito são um ataque à liberdade de imprensa e ao direito da população de acessar informações sobre o que se passa na cidade. Eu estava no exercício de buscar informações sobre saúde”, declarou Oliveira.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra afirmou que as palavras usadas por Aprígio fazem parte de um “acontecimento isolado” e que “ele mantém o respeito e a admiração a todos os profissionais de imprensa da região e também da grande imprensa”. Declarou também que o prefeito é transparente na divulgação das informações e que o repórter produziu desinformação (“fake news”), levando pânico à população.

Sobre a outra denúncia apontada pelo portal, a assessoria negou que o Verbo Online deixou de receber anúncios da prefeitura devido a sua linha editorial e sim porque o orçamento para anúncios institucionais da prefeitura foi reduzido. "Além do referido portal, cerca de outros 10 não foram contemplados por causa desse problema financeiro”.

Ataques à Imprensa

A Abraji registrou 30 ataques à imprensa somente em abr.2021 - sendo 80% realizados por agentes públicos. Os números são do monitoramento realizado mensalmente em parceria com a rede Voces del Sur, responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia regional que acompanha violações à liberdade de expressão e de imprensa no Brasil e em mais 12 países da América Latina e do Caribe. 

Foto: Aprígio discursa ao entregar base móvel de segurança em Taboão da Serra. Reprodução/ Prefeitura de Taboão da Serra

Assinatura Abraji