• 27.06
  • 2012
  • 15:48
  • Karin Salomao

Prazo para inscrições on-line no 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo se encerra nesta semana

Em menos de duas semanas, começa o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. São quase 90 palestras, com temas como Copa do Mundo e Olimpíadas, investigação de empresas privadas e de governos, medidas de proteção para jornalistas e produção de grandes reportagens em televisão, rádio e para jornais impressos. O prazo para fazer as inscrições pela internet se encerra em 6 de julho, às 23h59.

O Congresso traz profissionais, pesquisadores e especialistas do Brasil e do mundo para falarem sobre os assuntos mais importantes e complexos veiculados na mídia. Sidarta Ribeiro (UFRN) e Maurício Fiore (Cebrap) estão confirmados para um novo horário. No dia 13, às 9h, eles tentarão responder à pergunta “Narcotráfico – descriminalizar é a solução?”. Agora que o Uruguai está tentando legalizar a venda da maconha pelo Estado para frear a criminalidade, esse tema ganha feições ainda mais atuais. Ribeiro e Fiore são autores de livros sobre o assunto e pesquisam a ação das drogas no cérebro e no corpo há anos. 

Diversas oficinas aperfeiçoarão o trabalho do repórter em áreas como ocupação e planejamento urbanos, investigação de gastos públicos e privados, e técnicas em RAC (Reportagem com Auxílio do Computador). Dois pesquisadores do Lincoln Institute of Land Policy  falarão sobre as políticas de terra no Brasil. O instituto é um dos mais importantes centros de pesquisa sobre o uso da terra. Martim Smolka é economista com especialização em mercado e política urbanos e falará sobre “O protagonismo do mercado de terras nas políticas urbanas e de habitação social no Brasil”. O professor Paulo Henrique Sandroni trará um workshop com cinco casos de desenvolvimento urbano, incluindo São Paulo, para ajudar a entender a relação entre o desenvolvimento das cidades e expulsão dos mais pobres dos centros. 

Um dos objetivos mais importantes do 7º Congresso é reunir jornalistas e profissionais para trocar experiências sobre fontes, matérias e reportagens especiais. Por isso, há um eixo inteiro apenas dedicado a grandes histórias que viraram grandes reportagens. Entre elas, está a reportagem sobre “As consultorias fantasmas do ministro Fernando Pimentel”. Thiago Herdy, diretor da Abraji, trará os bastidores da investigação que denunciou ganhos suspeitos obtidos pelo ministro enquanto ele prestava consultorias.

Lucas Ferraz, por sua vez, conta o processo de produção da reportagem “O instante decisivo”, da Folha de S.Paulo. Ele achou encontrou o fotógrafo que registrou a morte de Vladimir Herzog, enforcado na ditadura militar, e confirmou a montagem da cena que os militares afirmavam comprovar que o jornalista se suicidara.

Não foi apenas na ditadura que morreram jornalistas dignos de serem lembrados. O filho de Tim Lopes apresentará, em primeira mão, trechos do documentário “Histórias de Arcanjo”, sobre a vida de seu pai. Bruno Quintella está produzindo o documentário como parte das homenagens aos dez anos de morte do jornalista da TV Globo.

 

 

7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Quando: 12, 13 e 14 de julho de 2012

Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)

Inscrições: http://bit.ly/7Congresso

 

 

Assinatura Abraji