- 03.12
- 2024
- 14:58
- Samara Meneses
Formação
Acesso à Informação
Prazo para associação gratuita à SEJ, por meio da Abraji, termina nesta quinta
A Society of Environmental Journalists (SEJ) está aceitando propostas de painéis - exclusivas para seus membros - para a próxima Conferência, que acontecerá de 23 a 26 de abril, no Arizona. O prazo para enviar as propostas é até o dia 9 de dezembro. No entanto, para quem deseja associar-se à Abraji e se tornar membro da SEJ, é recomendável concluir o processo de associação até o dia 5 de dezembro. Isso garantirá tempo suficiente para a análise dos requisitos de associação, permitindo que os jornalistas preparem e enviem suas propostas até o prazo final. Para os já associados, o envio das propostas pode ser feito até as 23h59h de segunda-feira (09). Clique no link para saber como associar-se à Abraji.
Divulgação oficial da próxima Conferência. Fonte: SEJ.org
A vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão da SEJ, Karla Mendes, é a representante brasileira da organização. Além de atuar na Mongabay, Karla é mentora do projeto "Defensores Ambientais", da Abraji e outras quatro instituições. Ela explica que o objetivo desta parceria é aumentar a presença de painéis internacionais na conferência. "Percebi a necessidade de ampliar as discussões e incluir um diálogo com o Brasil", afirma.
A colaboração entre a Abraji e a SEJ teve início em julho deste ano, durante o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Com isso, jornalistas ambientais associados à Abraji podem se tornar membros de ambas as organizações com uma única associação, garantindo acesso à SEJ, uma instituição com 34 anos de experiência na cobertura ambiental. A SEJ conta com mais de 1.400 jornalistas e acadêmicos de diversos países, incluindo os Estados Unidos, Canadá, México e outros 46 países.
Karla Mendes explica que os membros têm acesso a programas exclusivos, como bolsas de financiamento para reportagens, programas de mentoria, nos quais integrantes voluntários atuam como mentores, e prêmios na área de jornalismo ambiental. "É uma associação criada pelos membros para beneficiar os próprios membros. Ter mais associados fora dos Estados Unidos é fundamental para ampliar a presença internacional", diz.
A cada ano, a cidade escolhida para sediar a Conferência tem uma forte conexão com o jornalismo ambiental. Em 2025, o evento ocorrerá no Arizona, uma região com uma rica história indígena. Além disso, a SEJ estende a participação de estudantes de jornalismo, que poderão participar de tours e produzir reportagens com base nos estudos realizados durante o evento.
A jornalista destaca que não faltam demandas no jornalismo ambiental e que se especializar e ter acesso a capacitações e oportunidades na área é fundamental. “Sou otimista com o futuro do jornalismo ambiental. Embora enfrentemos desafios, especialmente com as dificuldades que muitos jornalistas estão passando, acredito que a área tem um futuro promissor. Sempre gostei de investigação, que é essencial para expor o que está sendo feito de forma errada e impulsionar mudanças”, afirma.
Clique nos links para acessar informações adicionais sobre a SEJ e os requisitos para associação.
* Crédito da foto: SEJ.org