Portal Catarinas sofre ataques massivos e fica fora do ar
  • 01.04
  • 2021
  • 20:10
  • Abraji

Liberdade de expressão

Portal Catarinas sofre ataques massivos e fica fora do ar

No dia 26.mar.2021, o Portal Catarinas sofreu uma série de ataques massivos em sua página principal, o que fez com que o site ficasse fora do ar. Desde então, o portal, criado em 2016 para abordar questões de gênero, feminismo e direitos humanos, vem apresentando instabilidade. Nas últimas 24 horas, a ofensiva aumentou, com milhões de acessos vindos de países como Estados Unidos, Cingapura, França, Alemanha  e Holanda.

De acordo com Paula Guimarães, cofundadora e diretora do Catarinas, a empresa de hospedagem contratada não havia reconhecido o ataque. O site trocou o prestador de serviço de hospedagem e, após mentoria do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), conseguiu identificar o problema. 

Esse tipo de ataque é conhecido como DDoS (distributed denial of service, na sigla em inglês), que, a partir da requisição de vários computadores, impõe uma sobrecarga ao servidor para que recursos do sistema fiquem indisponíveis a seus usuários. A Abraji mostrou casos de outras iniciativas de jornalismo independente com foco em direitos humanos que foram alvos de um exército de “bots”, como Ponte Jornalismo e Repórter Brasil

ilustação: países que atacaram o portal de Santa Catarina especializado em gênero e feminismo

A direção do Catarinas pediu ajuda à Repórteres sem Fronteiras para reforçar a segurança do site e instalar o Cloudflare, que atua como uma barreira de proteção ao servidor por meio de uma tecnologia chamada proxy reverso. Porém, ainda não foi possível identificar de onde vêm os ataques, já que a ofensiva teve origem em diversos países.

O ITS vai acompanhar o Portal Catarinas nos próximos dias para conseguir rastrear quem está comandando os ataques ao site e evitar que eles se repitam.
 

Assinatura Abraji