• 16.12
  • 2005
  • 17:44
  • MarceloSoares

Polícia tenta impedir trabalho de fotógrafo e ataca editor em Franca (SP)

O repórter fotográfico Eduardo Alves e o editor Sérgio Marques, ambos do jornal “Comércio da Franca”, de Franca, no interior de São Paulo, foram brevemente detidos pela polícia local em 16 de dezembro de 2005, depois de uma discussão com os policiais sobre o direito de o fotógrafo registrar uma ação da policia na praça central da cidade.

Três meninos haviam sido presos pela polícia por tentar roubar uma loja. Quando Alves tirou algumas fotos deles dentro do carro da polícia, um policial se aproximou dizendo que ele não podia fazer imagens. Pediu os documentos do fotógrafo, tentou convencê-lo a assinar um boletim interno da polícia e ligou para a redação do jornal. Mais tarde, foi esclarecido que o motivo do constrangimento foi o fato de um policial supostamente aparecer em uma das fotos.

Ao saber do fato, o editor Marques foi ao local pedir informações para o policial identificado como Crisol. Quando este se recusou a fornecer as informações a Marques, este respondeu que só falaria com o tenente, não com um soldado. Ao virar as costas, Marques foi pego por três policiais. As fotos foram publicadas pelo jornal.

Na delegacia de polícia local, os policiais militares tentaram registrar uma ocorrência acusando Marques de ter desacatado um policial, enquanto Marques tentou registrar uma por abuso de autoridade.

Apesar de toda a controvérsia, Marques afirma que dificilmente as fotos que levaram ao conflito seriam publicadas. “A polícia impediu que os meninos roubassem uma loja, e devido ao Estatuto da Criança e do Adolescente não podemos publicar fotos que mostrem crianças em situação vexatória”, explica.

Ações recomendadas:

Escrever ao batalhão de polícia militar de Franca, criticando a atitude dos policiais de tentar impedir o trabalho da imprensa.

Polícia Militar
Av. Dr. Flávio Rocha, 4511
Franca/SP
+55 16 3724-5022
Assinatura Abraji