• 25.04
  • 2012
  • 09:47
  • -

Polícia do Maranhão investiga execução de jornalista em São Luís

Veiculado em 24 de abril de 2012 no Jornal Nacional

A polícia do Maranhão investiga a execução de um jornalista, em São Luís.

Amigos e colegas de profissão foram ao enterro do jornalista. Décio Sá estava sozinho em uma das mesas de um restaurante em uma avenida movimentada de São Luís. Dois homens pararam uma moto do outro lado da avenida. Um deles desceu e disparou três tiros contra o jornalista, que morreu na hora. Pelo menos, 30 pessoas presenciaram o crime.

Décio Sá tinha 42 anos e 17 de jornalismo. Era repórter de política do jornal O Estado do Maranhão e tinha na internet um dos blogs maranhenses mais acessados. Décio ficou conhecido por fazer reportagens investigativas e denúncias.

“Quem será o próximo blogueiro que vai morrer, que vai ser executado a exemplo do Décio? Lamentavelmente é uma coisa que está voltando a acontecer no Maranhão”, indagou o jornalista Fernando Cardoso.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) cobraram das autoridades a investigação do caso. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou que as autoridades devem assegurar a segurança de jornalistas que investigam casos de corrupção. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenji) cobrou do Congresso aprovação de uma lei para transformar atentados contra jornalistas em crime federal. A polícia suspeita que o crime tenha sido encomendado.

"Nós temos uma equipe muito competente à frente dessa investigação. Formamos uma força tarefa. Todos os institutos de polícia, todas as áreas estão focadas na elucidação desse crime”, disse o secretário de Segurança do Maranhão, Aluisio Mendes.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) também condenou o assassinato do jornalista e cobrou das autoridades uma investigação rápida e profunda.

Veja o vídeo do Jornal Nacional

Assinatura Abraji