Polícia Civil prende suspeito de matar blogueiro no Ceará
  • 21.02
  • 2022
  • 17:09
  • Abraji

Liberdade de expressão

Polícia Civil prende suspeito de matar blogueiro no Ceará

foto: Reprodução/Print da tela de vídeo da câmera de segurança da Igreja Cristo Redentor, que filma o crime

* Atualizado às 16h37 de terça-feira, 22 de fevereiro

Policiais da Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam no dia 11.fev.2022 um homem que estava escondido em uma casa no bairro Pirambu, em Fortaleza, com 43 trouxinhas de maconha. Thiago de Sousa Barros, 20 anos, foi apontado por uma testemunha como o autor dos disparos contra o blogueiro Givanildo Oliveira, do Pirambu News, na noite de 7.fev.2022. Ele nega a participação no crime. 

Barros foi preso junto com a namorada, grávida de 2 meses. Ele também responde a outros inquéritos por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, roubo e crimes de trânsito. O detido é apontado, segundo depoimento de testemunha cujo nome é mantido sob anonimato, como membro da facção Comando Vermelho (CV).  

De acordo com esse depoimento, Barros teria a função de matador dentro do CV. A testemunha afirmou que soube do envolvimento do suspeito no dia seguinte ao crime, quando ouviu comentários no bairro de Pirambu. A morte de Givanildo teria sido encomendada, porque o blogueiro postou em seu website Pirambu News uma nota sobre a prisão de um dos membros do CV. 

A última reportagem de Oliveira foi sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, de 24 anos, suspeito de um duplo homicídio ocorrido no domingo (6.fev.2022). O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nota no dia 8.fev.2022 afirmando ser inaceitável a morte do jornalista e dizendo que era “preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos”. 

A Abraji lamentou a morte e repudiou o crime que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista. “É inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal de Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe”, diz a nota.

A delegada Patrícia Lopes Aragão confirmou à Abraji a motivação do crime. Segundo ela, o assassinato de Givanildo Oliveira ocorreu devido à publicação da matéria sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo no Pirambu News. As investigações seguem em andamento. 

Assinatura Abraji