Polícia Civil identifica suspeito de planejar ataque contra jornalista no Rio Grande do Sul
  • 02.02
  • 2022
  • 17:10
  • Pedro Teixeira

Liberdade de expressão

Polícia Civil identifica suspeito de planejar ataque contra jornalista no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil de Garibaldi (RS) anunciou, nesta quarta-feira (2.fev.2022), ter descoberto três suspeitos por trás da agressão contra o apresentador Daniel Carniel, do canal a cabo Adesso TV. Em coletiva de imprensa, foram divulgadas apenas as iniciais dos investigados, sendo o mandante um homem de 34 anos, residente em Garibaldi. As outras duas pessoas teriam executado o ataque, na tarde de 14.jan.2022, no saguão da emissora. Com a agressão, Carniel sofreu lacerações no rosto e problemas nos dentes. As informações levantadas pelo inquérito policial serão encaminhadas ao Ministério Público gaúcho.

Os advogados do suspeito de planejar a emboscada contra o jornalista, Ricardo de Oliveira Silva e Camila Adam Fialho, ajuizaram mandado de segurança para que o delegado responsável, Clóvis Rodrigues da Silva, não divulgasse informações sobre o caso. O pedido foi indeferido pelo juiz Gérson Martins da Silva, o que possibilitou o prosseguimento da coletiva de imprensa.

Antes de atacarem o jornalista, os dois agressores confirmaram a identidade do profissional de imprensa. Carniel afirmou à Abraji que sofreu ameaças em decorrência de sua atuação profissional. “Isso aqui é para tu aprender a falar a verdade no programa. A fazer denúncia direito”, teria dito um dos dois homens, segundo o apresentador.

De acordo com a Polícia Civil de Garibaldi, não foi possível confirmar as motivações do ataque, uma vez que o suposto mandante apelou ao direito de se manter em silêncio e só falar em juízo. 

O advogado de Carniel, Flavio Koff, teve acesso aos autos e aos nomes dos suspeitos. Tendo conhecido o nome do mandante, o advogado afirma ser impossível não levantar o viés político do crime. A defesa de Carniel e a Polícia Civil acordaram não divulgar informações do inquérito até o fim da investigação. “Como assistente jurídico, trabalho agora para garantir a condenação dos culpados, para que casos assim não voltem a ocorrer na pacata Garibaldi”, disse Koff.

O exame de corpo de delito feito por Carniel no dia do ataque confirmou a agressão sofrida pelo jornalista. A natureza da lesão corporal será apontada a partir de um segundo exame a ser realizado pelo Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS).

Um dos suspeitos de ter agredido o jornalista, um homem de 21 anos, foi reconhecido a partir de imagens de câmeras urbanas localizadas à frente da Adesso TV. A partir das gravações foi possível reconstruir a rota de fuga do agressor e descobrir que ele reside em Carlos Barbosa (a 7,4 km de Garibaldi). O homem foi preso e, em sua casa, foram apreendidos um telefone celular, além de uma calça, sapatos e um boné que teriam sido utilizados durante o delito. 

As câmeras de rua revelaram ainda o veículo utilizado na emboscada - um Volkswagen Tiguan branco. A Polícia Civil consultou a placa do veículo e encontrou diversas infrações de trânsito no nome da terceira pessoa supostamente envolvida na agressão, um homem de 26 anos, residente em Farroupilha (a 20,8 km de Garibaldi). Mediante mandado de busca e apreensão, os agentes de Garibaldi e Farroupilha prenderam o terceiro suspeito, apreenderam seu aparelho celular e o carro que teria sido usado na fuga. Do telefone apreendido, foi levantada a ligação com o suposto mandante.

Segundo o delegado Clóvis Rodrigues da Silva, a Polícia Civil recebeu várias denúncias relacionadas ao crime em razão da repercussão local e nacional do caso, que foi objeto de posicionamento crítico da Abraji. “Não temos quaisquer dúvidas acerca da autoria do crime”, afirmou o delegado.

Erramos: No texto original, informamos que o agressor havia sido preso em Carlos Gomes (a 224 km de Garibaldi). Na verdade, ele foi detido em Carlos Barbosa (a 7,4 km de Garibaldi).

Foto: Coletiva de imprensa em que foram divulgadas as iniciais dos supostos envolvidos na agressão contra Daniel Carniel/Captura de tela

Assinatura Abraji