Polícia Civil de MG intima jornalistas em inquérito para apurar vazamento de informações da Codemig
  • 18.06
  • 2018
  • 08:01
  • Abraji

Liberdade de expressão

Polícia Civil de MG intima jornalistas em inquérito para apurar vazamento de informações da Codemig

Na última quarta-feira (13.jun.2018), a Polícia Civil de Minas Gerais intimou as repórteres Angélica Diniz e Ludmila Pizarro, do jornal O Tempo, a prestarem esclarecimentos em inquérito que apura o vazamento de informações sigilosas da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). 

Desde fevereiro, as jornalistas e outros repórteres publicaram reportagens sobre a tentativa do governo do Estado de Minas Gerais de saldar dívidas públicas por meio da venda de ações do nióbio e da contratação de empréstimo a juros altos através da Codemig. Algumas das histórias se basearam em documentos internos da empresa, obtidos junto a uma fonte anônima.

Em 11.jun.2018, a Codemig apresentou uma notícia crime à polícia mineira em que acusa um ex-servidor de ser a fonte das reportagens. Segundo a empresa, ele acessou um sistema interno onde ficam armazenados os documentos apresentados em um dos textos, dias antes da publicação. O então funcionário teria confessado ser responsável pelo vazamento.

Junto à notícia crime, a empresa anexou uma troca de mensagens de Angélica Diniz com o presidente da Codemig, em que ela busca ouvi-lo sobre os fatos que seriam publicados no jornal e diz a ele ter em mãos documentos que os comprovariam.

A Abraji considera a intimação das jornalistas como testemunhas no caso um risco ao sigilo da fonte, ao pretender confirmar as acusações da Codemig de que o ex-servidor teria repassado as informações à imprensa. Colocar em risco este instrumento fundamental para o ofício, garantido pela Constituição Federal, é uma ameaça à liberdade de expressão e, como tal, é digna de repúdio.

Diretoria da Abraji, 16 de junho de 2018.

Assinatura Abraji