• 17.09
  • 2010
  • 14:54
  • -

Polícia apreende exemplares de semánario e detém jornalista em Mato Grosso do Sul

Policiais militares apreenderam no último domingo, 12, cerca de 850 exemplares do semanário “Impacto Campo Grande”, em Mato Grosso do Sul. A apreensão ocorreu sob a justificativa de que a publicação apresentava material depreciativo a respeito do governador André Puccinelli (PMDB), candidato à reeleição. Mário Pinto, jornalista responsável pela distribuição do jornal, foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento à Comunidade (Depac).

“Fui abordado pelos policiais que me deram voz de prisão sob a acusação de ‘desobediência’”, conta o jornalista. De acordo com Mário Pinto, já havia na ocasião uma liminar que proibia menções com conotação negativa envolvendo o governador e determinava multa de R$ 50 mil por edição caso o jornal não respeitasse a restrição.

Segundo o jornalista, o semanário apenas reproduziu reportagens já veiculadas pela imprensa local, incluindo material sobre a prisão do prefeito de Dourados, Ari Artuzi (PDT), durante a Operação Urugano da Polícia Federal. A reportagem intitulada “Aliado de Puccinelli vai orientar o eleitorado direto da cadeia?” apontava o prefeito como cabo eleitoral do governador. 

O jornalista permaneceu cerca de sete horas na Depac à disposição da delegada Marília de Brito Martins. Ele conta que foi interrogado e liberado após assinar um termo de ajuste de conduta, documento que obriga o envolvido no caso a participar das audiências judiciais assim que a questão for apurada por meio de inquérito policial.

Em nota publicada no blog do jornal, a direção afirma que a apreensão é uma "triste forma de esconder da população as manobras que ocorrem durante uma eleição".

Segundo Mário Pinto, o caso é reincidente já que há cerca de dois meses a publicação já havia sido apreendida por questões político-partidárias.

A Abraji entrou em contato com a assessoria do governador André Puccinelli por telefone e e-mail, mas não recebeu resposta.

Assinatura Abraji