Podcast da Abraji debate como elaborar livros-reportagem
  • 23.11
  • 2022
  • 15:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Podcast da Abraji debate como elaborar livros-reportagem

O podcast Jornalismo sem trégua, do Programa Tim Lopes, lança nesta quinta-feira (24.nov.2022) mais um episódio do quadro Conteúdo Sem Fronteiras. Neste mês, a coordenadora do programa, Angelina Nunes, convidou a jornalista Vera Araújo para uma conversa sobre como construir um livro-reportagem. O trabalho de apuração e checagem, a importância de gerir bem o tempo para executar as atividades envolvidas no processo e as dificuldades que profissionais podem enfrentar no percurso são alguns dos tópicos abordados pela convidada.

Especializada na cobertura de Segurança Pública, Vera Araújo é autora dos livros Mataram Marielle, junto com Chico Otávio, e O Plano Flordelis: bíblia, filhos e sangue, ambos publicados pela editora Intrínseca. Ela trabalha como jornalista há 34 anos e também é advogada. Em 2012, foi eleita “Mulher Imprensa”, na categoria repórter de jornal. 

No sétimo episódio do quadro, Vera Araújo discorre sobre o que a levou a trabalhar com os dois temas abordados pelos livros. Para ela, a característica mais importante de um jornalista que queira escrever um livro-reportagem é ter os seus sentidos aguçados. “O livro é uma coisa que fica para o resto da vida ali, né? Você pode acrescentar alguma coisa, fazer uma correção futuramente, mas a informação, o grosso, precisa tentar ser correta e precisa”, afirma. 

O bate-papo completo poderá ser conferido a partir de 00h do dia 24.nov.2022 nas principais plataformas de áudio, como o Spotify. Jornalismo sem trégua também está disponível no perfil da Abraji no YouTube

Confira abaixo um resumo dos episódios que já saíram nesta temporada.

Primeiro Episódio | Edu Carvalho e Enderson Araújo

No episódio de estreia do quadro Conteúdo sem fronteiras, os convidados abordaram as dificuldades de produzir conteúdo nas comunidades, a construção de novos veículos, a disseminação do conteúdo produzido e o uso de plataformas, além de questões de segurança. As diferenças entre produzir conteúdo dentro e fora das comunidades também foram tratadas no bate-papo. 

Clique aqui para ouvir

Segundo Episódio | Elvira Lobato e Leticia Kleim

O segundo episódio do quadro contou a história da jornalista Elvira Lobato, que foi vítima de assédio judicial, em 2008, ao publicar uma reportagem em que revelava os negócios de uma rede de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Foram 111 ações judiciais realizadas por fiéis e pastores que exigiam sua presença em audiências por todo o país (às vezes, marcadas nos mesmos dias e horários). A outra convidada do episódio é a assistente jurídica da Abraji, Leticia Kleim, que falou sobre os casos de assédio judicial contra jornalistas no Brasil.

Clique aqui para ouvir

Terceiro Episódio | Kátia Brasil e Marcos Wesley

As dificuldades e os riscos na produção de jornalismo na região Amazônica é o tema do terceiro episódio com os jornalistas Kátia Brasil, da Amazônia Real, e Marcos Wesley, do Tapajós de Fato. Eles conversaram com a coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, e contaram em detalhes as ameaças que sofreram e sofrem em consequência do trabalho que estão desenvolvendo na região.  

Clique aqui para ouvir

Quarto Episódio | Bruno Quintella e Alexandre Medeiros 

Passados vinte anos do assassinato de Tim Lopes, o quarto episódio do quadro traz um episódio especial para discutir questões além do sequestro, a tortura e a execução feita por traficantes, no Complexo do Alemão. Os dois convidados para o podcast são Bruno Quintella e Alexandre Medeiros; e eles tratam do legado do jornalista e abordam temas como racismo e a cobertura dos invisíveis da sociedade.

Clique aqui para ouvir

Quinto Episódio | Sérgio Ludtke e Marcela Duarte

Para o quinto episódio, Conteúdo Sem Fronteiras convida Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, coalizão de veículos liderada pela Abraji, e Marcela Duarte, da Agência Lupa, para discutir desinformação e checagem de dados na internet. Os dois convidados também discutiram sobre a importância da transparência e a responsabilidade de quem produz conteúdo em jornalismo.

Clique aqui para ouvir

Sexto Episódio | Marina Atoji, Michel Silva e Osvaldo Lopes

Como forma de conscientizar o público sobre a necessidade de combater a desinformação e aprender mais sobre conceitos do legislativo, o podcast traz o sexto episódio de Conteúdo Sem Fronteiras. Os convidados desta conversa são Marina Atoji, gerente de projetos da Transparência Brasil, e Michel Silva e Osvaldo Lopes, respectivamente, editor-chefe e colaborador do jornal Fala Roça. 

Clique aqui para ouvir

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes. 

Assinatura Abraji