• 14.08
  • 2015
  • 14:17
  • -

PM de Minas Gerais fere repórter durante protesto em BH

O repórter fotográfico Denilton Dias foi atingido por um tiro de bala de borracha disparado a poucos metros de distância durante um protesto em Belo Horizonte na tarde da última quarta-feira (12.ago.2015).

O profissional do jornal O Tempo cobria uma manifestação contra o reajuste das tarifas de ônibus na cidade. Notando certa animosidade entre policiais e manifestantes, Denilton pediu para atravessar o bloqueio e acompanhar um possível enfrentamento atrás dos PMs – o que foi negado mais de uma vez.

Nesse momento, a Polícia começou a disparar bombas de efeito moral em direção aos manifestantes, que estavam a 50 metros do cordão de isolamento. Mas Denilton estava próximo, a menos de 5 metros, e foi atingido por um tiro de bala de borracha numa das pernas. A proximidade da arma provocou queimaduras na roupa e na pele do fotógrafo. 

À Abraji, Denilton declarou que “a sensação é que me eliminaram, me tiraram de combate”. Ferido, ele se refugiou num prédio e seguiu no carro de reportagem para um hospital.

A Abraji cobra uma investigação célere para identificar quem disparou o tiro e por que o policial atacou a imprensa. Se a intenção era “tirar o repórter fotográfico de combate”, sua conduta é uma afronta à liberdade de expressão e informação e deve ser exemplarmente condenada.

Diretoria de Abraji, 14 de agosto de 2015

Assinatura Abraji