- 19.09
- 2012
- 11:08
- -
Play the Game organiza conferência sobre mega-eventos e política esportiva
No próximo 24 de outubro, acontece em São Paulo o Play the Game Day, evento que promoverá debates sobre o legado dos mega-eventos esportivos, a transparência necessária a eles e estratégias nacionais de desenvolvimento no esporte no Brasil. A mini-conferência é promovida pela organização Play the Game e pelo SESC São Paulo, com apoio da Abraji.
A ideia é proporcionar ferramentas para discussões qualificadas a respeito dos impactos dos já bem próximos mega-eventos esportivos que acontecerão no Brasil: Copa das Confederações (2013), Copa do Munod (2014) e Jogos Olímpicos (2016). A política esportiva brasileira a longo prazo também será abordada.
Os preparativos estão em estágio inicial, mas o Play the Game Day já atraiu a atenção de alguns dos melhores jornalistas esportivos, pesquisadores e membros da sociedade civil organizada no país. Já estão confirmadas as presenças de Juca Kfouri (jornalista), Alberto Murray (advogado e ex-membro do Comitê Olímpico Brasileiro), Roberto Maluf de Mesquita (professor da Uninove), Christopher Gaffney (professor visitante na Universidade Federal Fluminense) e Tatiane Hilgemberg (Universidade Federal de Juiz de Fora).
O local dos debates está definido: o SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo-SP).
O diretor international da Play the Game, Jens Sejer Andersen - que esteve no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em 2011 - apresentará os resultados do Índice Mundial de Estádios e seus aspectos brasileiros e alimentará o debate sobre governança no esporte, abordando a atual Ação pela Boa Governança em Organizações Internacionais de Esporte (AGGIS, na sigla em inglês).
A Play the Game convoca especialistas brasileiros e estrangeiros interessados em participar do evento a contribuir com o debate e enviar propostas de apresentação, que poderão encaixadas na programação. A proposta deverá ser enviada ao e-mail [email protected].
Sobre a Play the Game
A organização dinamarquesa tem como objetivo promover democracia, transparência e liberdade de expressão nos esportes. Desde 1997, realiza conferências mundiais a respeito desses temas, reunindo jornalistas, pesquisadores e administradores esportivos.