• 19.07
  • 2012
  • 10:35
  • -

Piracicaba é um dos municípios que não atendem à transparência integral

 

Publicado em 19 de julho de 2012, no G1 Piracicaba e Região.

 

Abraji solicitou demanda na assessoria e não obteve resposta em 40 dias.

"Queríamos saber como é o retorno aos jornalistas", diz diretora do órgão.

 

Camila Ancona

 

Piracicaba é uma das cidades que não responderam o número de servidores comissionados à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O dado é de um levantamento realizado pelo órgão em 113 cidades do País com mais de 200 mil habitantes. Segundo a entidade, a Prefeitura não retornou a demanda em 40 dias.

"O objetivo era saber se as prefeituras estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação", afirmou a diretora da Abraji, Ivana Moreira. A solicitação foi enviada à assessoria de imprensa da Prefeitura no dia 29 de maio e até 10 de julho, data de fechamento da pesquisa, ela ainda não havia retornado. Do todas as cidades questionadas, apenas 16 responderam o pedido no prazo.

A pesquisa não entrou nos portais para conferir se a informação estava disponível, pois também queria conferir como é o retorno das assessorias para os profissionais da imprensa. "De fato, o assunto pode estar na internet, mas que, muitas vezes, nem a assessoria sabe informar", disse Ivana. Ela diz ainda que as prefeituras, de forma geral, não desconhecem a lei, mas mostram um despreparo para atendê-la. "Isso só vai acontecer com pressão", finalizou.

 

Piracicaba tem avanços

Apesar de não responder à solicitação da Abraji, a associação ressaltou que o município é pioneiro ao possuir um balcão de atendimento à população. "Piracicaba ainda está avançada neste sentido, pois muitas cidades, inclusive capitais, como Belo Horizonte, ainda não têm isso", disse a diretora. A Lei de Acesso à Informação teve início em maio e, até dia 18 de junho, apenas duas consultas haviam sido realizadas em Piracicaba e Limeira (SP).

 

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que nenhum departamento do Executivo, inclusive o Centro de Comunicação Social (CCS), recebeu o pedido da Abraji. A nota diz ainda que, "de qualquer forma todos os funcionários municipais estão relacionados no Portal da Transparência. A informação está no ícone Folha de Pagamento".

 

Assinatura Abraji