- 12.09
- 2022
- 13:00
- Alice de Souza e Eduardo Goulart de Andrade
Acesso à Informação
Pinpoint da Abraji apresenta pesquisas eleitorais e contratações da presidência com inexigibilidade ou dispensa de licitação
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou duas novas coleções com centenas de documentos de interesse público no Pinpoint em agosto. Uma delas traz 1.155 pesquisas eleitorais de agosto deste ano. A outra tem 12 arquivos de contratações da presidência da República com dispensas de licitação e inexigibilidade.
Curadora da plataforma do Google no Brasil, a Abraji apresenta todos os meses no Pinpoint duas coleções de documentos e áudios de interesse público. A parceria completou um ano em agosto, com 26 bases de dados publicadas.
Para baixar os documentos das pesquisas eleitorais, a equipe da Abraji acessou esta página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e selecionou “Eleições Gerais 2022”. O resultado da pesquisa se limita às 100 últimas pesquisas registradas. Por isso, também foi necessário filtrar por “Período de registro”, com recorte semanal.
A coleção das pesquisas eleitorais pode ajudar jornalistas a apurarem eventuais conflitos de interesse. Por exemplo, ao pesquisar por “TV Gazeta de Alagoas Ltda”, encontra-se oito documentos. O CruzaGrafos, ferramenta da Abraji feita em parceria com o Brasil.IO, revela que a empresa pertence ao senador e ex-presidente Fernando Collor, candidato ao governo de Alagoas nesta eleição. Um dos documentos é esta nota fiscal, que mostra que a TV Gazeta de Alagoas contratou o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria para realizar pesquisas sobre as eleições estaduais em Alagoas.
O ex-senador Edison Lobão Filho é outro exemplo de político que é candidato nesta eleição e dono de meio de comunicação. Ele concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados e é um dos sócios da Rádio e TV Difusora do Maranhão Ltda. Há 15 documentos que citam a empresa no Pinpoint na coleção de pesquisas eleitorais.
Esta reportagem de O Globo, publicada em jul.2022, mostra que “quase quatro em cada dez pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre janeiro e junho deste ano foram pagas com recursos das próprias empresas responsáveis pelos levantamentos”. A pergunta que fica é: o que leva uma empresa de pesquisas eleitorais a fazer um levantamento sem ter uma terceira parte que a contrate para isso? Uma das fontes ouvidas pela reportagem afirma que “as pesquisas pagas com recursos próprios podem estar servindo para financiar, de forma irregular, campanhas de políticos”.
Ao buscar no Pinpoint por “Contratante é a própria S”, a ferramenta identifica 112 documentos. A Perspectiva Mercado de Opinião Ltda é uma dessas empresas que se autocontratou para pesquisar no Amazonas. Segundo documentos apresentados ao TSE, a companhia declarou ter desembolsado pelo menos R$ 100 mil para realizar duas pesquisas. O estatístico responsável pelos levantamentos se chama Ézio Lacerda Lopes. Na plataforma Lattes, o currículo dele indica que é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
O estatístico Augusto da Silva Rocha é a sexta pessoa mais citada pelo filtro do Pinpoint. Há dez documentos que contêm o nome dele. De acordo com reportagem do Estadão, Rocha é investigado pelo Ministério Público Federal por “suspeita de manipular levantamentos em diferentes campanhas nos últimos anos”. Além disso, ainda segundo a matéria, ele é o responsável pelo maior número de pesquisas de institutos que se autocontrataram desde 2018.
A outra coleção é de contratações da Presidência da República, desde 2011 até agora, com inexigibilidade ou dispensa de licitação. Os documentos foram baixados neste site.
O contrato de maior valor deste ano custou aos cofres públicos quase R$ 9 milhões, e foi fechado com a Phoenix Comércio e Serviços de Limpeza Ltda. A contratação prevê “serviços de copeiragem, em regime de dedicação exclusiva de mão de obra, com pessoal próprio e qualificado, e com fornecimento de todos os materiais, equipamentos, utensílios e ferramentas necessários à execução do serviço para atender à Presidência da República e seus Órgãos essenciais”. A vigência do acordo é de mai.2022 a out.2022.
Outras contratações deste ano que chamam a atenção são as relacionadas à empresa A Directcar Locadora Eireli. Há dois contratos para locação de veículos que somam mais de R$ 3,3 milhões. Segundo o Portal da Transparência, a empresa já recebeu mais de R$ 10 milhões do governo federal, de 2014 para cá.
Sobre a ferramenta
O Pinpoint é uma ferramenta que usa o mesmo motor de inteligência artificial do Google para identificar automaticamente nomes de pessoas, locais e instituições mencionadas em arquivos de texto e áudio. A plataforma é gratuita e pode ser acessada por quem tem uma conta no Gmail. Além das coleções disponibilizadas pela Abraji, a ferramenta pode ser utilizada para criação de coleções particulares de documentos.