Pesquisas alertam para agravamento do estresse emocional de jornalistas brasileiros
  • 04.06
  • 2020
  • 15:00
  • Mayara Paixão

Liberdade de expressão

Pesquisas alertam para agravamento do estresse emocional de jornalistas brasileiros

Os jornalistas brasileiros convivem com aumento do estresse e da ansiedade e enxugamento de benefícios e da renda mensal em meio à pandemia. Esses foram os resultados de pesquisa realizada pela Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês) de 26 e 28.abr.2020.

O levantamento on-line recebeu respostas de 1.300 jornalistas de 77 países. Brasileiros foram os que mais participaram, contabilizando 22% das respostas (289). Segundo números divulgados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que capitaneou a pesquisa no Brasil, 61,25% (177) dos profissionais afirmaram ter notado aumento da ansiedade e do estresse. Outros 26% (75) relataram perda de benefícios e salário.

Entre o perfil dos participantes, 51,53% são mulheres e os outros 48,47% são homens. Enquanto 53% possuem vínculo empregatício formal, os outros 47% trabalham como freelancers. Os jornalistas também relataram ter convivido com restrições legais para executar o trabalho desde a chegada do novo coronavírus no Brasil. Um terço afirmou que tem coberto temas diferentes dos que acompanhava antes da crise de saúde.

A presidente da Fenaj, Maria José Braga, avalia que a pandemia e a postura de algumas empresas fomentaram a tensão já inerente à rotina dos profissionais. “Jornalistas são uma das categorias mais submetidas ao estresse, mas, agora, há duas mudanças significativas”, diz.

Braga elenca as alterações no ambiente de trabalho e os prejuízos nos vínculos empregatícios como potencializadores da ansiedade e do estresse para os profissionais. No primeiro caso, o trabalho remoto pode ser causador de ainda mais estresse. “Temos visto que o profissional fica em um alerta constante e que, muitas vezes, não há delimitação do horário da jornada”. No caso dos jornalistas que continuam na cobertura presencial, a necessidade de redobrar cuidados de prevenção e a possível exposição ao vírus também agravam a situação, segundo explica Braga.

Já no segundo caso, afirma que “a pandemia também foi usada como justificativa para medidas prejudiciais nas relações de trabalho, como a redução da jornada com redução salarial, ou mesmo a suspensão do contrato de trabalho”. 

Outras organizações também estão monitorando o agravamento da saúde mental na categoria por preocupações semelhantes às da Fenaj. O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realizou estudo recente sobre os impactos da pandemia na vida dos comunicadores, que terá os resultados publicados em breve.

Roseli Fígaro, coordenadora do CPCT, explicou à Abraji que 557 profissionais — sendo 75% jornalistas — responderam às perguntas de 5 a 30.abr.2020, período que corresponde ao início das políticas de afastamento social. As respostas vieram de 24 unidades da federação, além do Distrito Federal.

Os profissionais apontaram a reorganização da rotina profissional como um dos principais desafios enfrentados. Em relação aos principais medos, 60% colocaram em primeiro lugar o contágio pela covid-19, enquanto outros 40% mencionaram o medo do desemprego.

“Podemos dizer que, nas últimas décadas, as condições de produção dos profissionais da comunicação vêm piorando. A pandemia adiantou um processo que já estava em andamento: a virtualização das redações”, explica Figaro. A especialista questiona, no entanto, o custo dessas rápidas transformações para os jornalistas.

72% dos participantes da pesquisa afirmaram que houve intensificação da jornada de trabalho, tanto em relação ao ritmo quando às horas trabalhadas. As respostas indicaram um aumento que variou de 2 a 6h por dia.

“A redação virtual é bacana, mas é preciso pensar como se faz isso: o tempo de trabalho, a gestão e as plataformas usadas. Os custos operacionais têm sido todos do comunicador — computador, celular, internet, energia elétrica”, descreve a professora da ECA-USP. 

“O trabalhador está sendo levado ao extremo com o aumento de horas trabalhadas, a intensificação do ritmo e a renormalização ampla dos processos produtivos na qual ele tem que se reinventar por conta própria, sem qualquer manual”. A consequência, avalia, é o agravamento do estresse emocional.

Outra questão apontada pela pesquisa como delicada para o quadro de tensão dos comunicadores é a preocupação constante com a sociedade e o bem público. “Notamos uma consciência muito presente da função social dos comunicadores. Isso é importante, mas também traz uma preocupação a mais no decorrer do processo de produção”, explica Figaro.


Psiquiatra relata preocupação com jornalistas

 A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) também iniciou esta pesquisa, ainda aberta para a resposta de profissionais da imprensa. De acordo com Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal), a ideia surgiu de relatos informais coletados de jornalistas. Em um dos episódios, ele ouviu de profissionais da imprensa que jornalistas estavam com dificuldade de diferenciar se a falta de ar que passaram a sentir no dia a dia era um sintoma da covid-19 ou de um quadro de ansiedade. 

Estresse é uma palavra que não vem da medicina, é emprestada para medir a tolerância a algo. E o jornalista, que estava acostumado com uma rotina, agora já soma três meses trabalhando em uma situação atípica”, descreve. “Outro conceito importante nessa discussão é a resiliência, outra palavra emprestada pela medicina que está ligada à adaptabilidade. É importante reforçar que a adaptação de cada jornalista é diferente e deve ser respeitada”, completa.

A pesquisa da ABP com jornalistas dá continuidade a outros monitoramentos também feitos pela associação com profissionais na linha de frente do combate à pandemia. Todos sinalizaram preocupação com a saúde mental. No primeiro monitoramento, a pesquisa coletou respostas de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento, que esperava a participação de uma média de 2 mil profissionais, teve 220 mil respostas, e os dados ainda estão em análise.

De acordo com o presidente da ABP, o cenário que se desenha é de que a sociedade experimentará uma ‘quarta onda’ da pandemia, marcada pelo agravamento das doenças mentais. “Índices de suicídio, depressão, ansiedade, consumo de álcool e drogas aumentarão”, afirma.

Assinatura Abraji