• 14.05
  • 2010
  • 13:58
  • -

Personagem de Al Pacino no filme O Informante será um dos palestrantes do Congresso da Abraji

O 5o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo contará com a participação de importantes jornalistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles está Lowell Bergman, jornalista ganhador do prêmio Pulitzer, cujo trabalho foi retratado no filme O Informante. Bergman falará sobre crime transnacional durante o evento, que será realizado de 29 a 31 de julho em São Paulo.

Dirigido por Michael Mann, O Informante se passa em 1995, quando Bergman, interpretado por Al Pacino, era produtor do programa 60 Minutes. O longa narra como o jornalista convenceu o cientista Jeffrey Wigand, ex-pesquisador de uma grande empresa de tabaco dos Estados Unidos, a revelar detalhes sobre a manipulação de nicotina nos cigarros fabricados pela indústria do fumo.

Durante o período em que produziu esse programa, Bergman realizou mais de 50 reportagens sobre crime organizado, tráfico internacional de armas de drogas e crimes transnacionais. A afinidade com esses temas pode ser vista em seus trabalhos mais recentes na Frontline e junto a seus alunos na universidade.

O jornalista é o fundador do Centro de Jornalismo Investigativo, a mais antiga organização de notícias investigativas sem fins lucrativos da América, e do Grupo de Repórteres e Editores Investigativos, que foi fundada em 1976 como resposta ao assassinato de um jornalista no Arizona. Atualmente leciona na Escola de Jornalismo da Universidade da Califórnia, é correspondente do New York Times e produtor da série de documentários Frontline da PBC.

Congresso

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terá como eixos principais a cobertura de eleições, a cobertura esportiva, com ênfase na copa e nas olimpíadas, e a cobertura de desastres naturais.

Além de contar com os principais nomes do jornalismo brasileiro, o evento terá como palestrantes estudiosos sobre diversos temas atuais e mais de uma dezena de jornalistas estrangeiros. Organizado com seminários e cursos simultâneos, o congresso abordará também temas como fundamentos de reportagem e a cobertura do crime organizado, e oferecerá cursos sobre técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), lavagem de dinheiro, investigação do gasto público, entre outros.

As inscrições serão feitas pela internet, a partir de junho. Poderão se inscrever profissionais e estudantes de jornalismo, sendo que associados da Abraji em situação regular terão desconto. Cada participante deverá montar sua própria grade com os seminários e cursos de seu interesse, no ato de inscrição.

O congresso é organizado pela Abraji, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi.

Histórico

Promovido pela Abraji desde 2005, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo está em sua quinta edição. O objetivo é incentivar as melhores técnicas de reportagem e promover a troca de experiências entre profissionais e estudantes.

O evento já aconteceu no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e duas vezes em São Paulo, sempre em parceria com alguma universidade local. A última edição, em julho de 2009, reuniu mais de 400 participantes e contou com alguns dos mais experientes e premiados jornalistas brasileiros como Paulo Totti (Valor Econômico), Eduardo Faustini (TV Globo), Lourival Sant´anna (Estado de S. Paulo), Matinas Suzuki Jr (Coordenador da coleção Jornalismo Literário da Cia das Letras), Elvira Lobato (Folha de S. Paulo), jornalistas estrangeiros e membros da diretoria da Abraji.

Entre os nove palestrantes internacionais, estavam o jornalista do New York Times Kirk Semple, que foi correspondente em Bagdá e cobriu crime organizado no Afeganistão, Colômbia e Estados Unidos, a jornalista investigativa americana Ana Arana, que reside no México e presta consultorias para veículos daquele país, e a colombiana María Teresa Ronderos. O editor-executivo do Serviço Mundial da BBC de Londres, Américo Martins, e Ronsental Calmon Alves, diretor-fundador do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, ligado à Universidade do Texas, também participaram do congresso

Mais informações com detalhes sobre preço e programação serão divulgadas no site da Abraji.

Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: de 29 a 31 de julho de 2010
Onde: Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, unidade 7 - São Paulo


Leia mais: 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece em julho, em São Paulo

Assinatura Abraji