• 06.08
  • 2008
  • 11:27
  • Abraji

Pautas sobre as eleições municipais de 2008 são um dos destaques do seminário da Abraji

A ONG Transparência Brasil divulgou no último dia 4 a evolução do patrimônio de candidatos às eleições: enriquecimento de 46% nos últimos dois anos. O levantamento foi feito com base em dados disponíveis no projeto Excelências, que reúne informações sobre mais de 2,2 mil parlamentares brasileiros e permite diversos cruzamentos.

Como produzir matérias a partir desse banco de dados será um dos assuntos explorados pelo seminário da Abraji sobre cobertura de eleições municipais, no próximo dia 23 de agosto. As inscrições são feitas pelo site da associação
e vão até quarta-feira, dia 20.

 “Dá para pensar em muitas pautas cruzando esses dados”, afirma Fabiano Angélico, coordenador de projetos da Transparência Brasil. Ele será um dos palestrantes no seminário da Abraji em São Paulo.

Para chegar ao percentual de enriquecimento dos candidatos, foi calculada a média a da evolução patrimonial declarada por integrantes das Câmaras Municipais das capitais dos Estados que foram candidatos em 2006 e, por deputados e senadores que concorrem este ano.

Uma outra pauta possível, citada por Angélico, é o cálculo por Estado do percentual de "parlamentares-candidatos" que têm ocorrências na Justiça (aqueles que vêm sendo chamados pela imprensa de "fichas sujas").
 
O seminário da Abraji sobre eleições tratará ainda de temas como análise de pesquisas, técnicas de investigação na internet e lei eleitoral. Especialistas do Datafolha e do Ibope explicarão a metodologia usada nas pesquisas de cada instituto, darão dicas para a divulgação delas e comentarão os erros mais freqüentes nesse tipo de cobertura.

O advogado Renato Ventura Ribeiro, autor de “Lei Eleitoral Comentada”, falará sobre as datas-chave do calendário eleitoral, restrições de divulgação, equanimidade na distribuição de tempo e espaço para cada candidato, regras para organização de debates e sabatinas, direito de resposta, entre outros.

Já José Roberto de Toledo, coordenador de cursos e projetos da Abraji, fará um panorama dos recursos de internet que auxiliam a cobertura de eleições e dará dicas para análise de pesquisas eleitorais.


Serviço:
Seminário sobre Cobertura de Eleições

Quando: 23 de agosto (sábado), das 9 às 17h30
Onde: Alameda Barão de Limeira, 425 – Campos Elísios, São Paulo – SP (Auditório da Folha de S. Paulo)
Quanto: R$ 80 para não-sócios da Abraji e R$ 50 para sócios em dia. O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito, optando-se pelo PagSeguro.


Programação


9h às 10h30 – Investigação na web e análise de pesquisas eleitorais - José Roberto de Toledo (Abraji)

11h às 12h – Projeto Excelências e dicas de pautas - Fabiano Angélico (Transparência Brasil)     
                             
12h às 14h  – Intervalo para almoço

14h às 15h30 – Evite erros: conheça a metodologia e saiba analisar pesquisas eleitorais - Mauro Paulino (Datafolha) e especialistas

16h às 17h30 – Previna-se: conheça as implicações legais e os  aspectos jurídicos do pleito - Renato Ventura Ribeiro (advogado, autor de “Lei Eleitoral Comentada”) e Flávio Machado (Folha de S. Paulo)


Clique aqui para se inscrever

Mais informações:  (11) 3512-2127/2125 ou  [email protected]

Assinatura Abraji