• 20.03
  • 2008
  • 13:01
  • Abraji, com jornal "Crimson"

Paul Steiger vence prêmio Goldsmith com nova organização de jornalismo investigativo

"Nós ainda não chegamos ao fundo do poço". A frase refere-se à crise nos negócios vivida por empresas jornalísticas e foi dita por Paul E. Steiger, primeiro diretor do ProPublica (http://propublica.org/) - organização de jornalismo investigativo sem
fins lucrativos, recém-criada nos Estados Unidos.
 
Steiger, ex-editor executivo do jornal "Wall Street Journal", discursou no último dia 18 de março durante a cerimônia do "2008 Goldsmith Awards" - prêmios anuais patrocinados pelo Joan Shorenstein Center on the Press, Politics and Public Policy da Kennedy School em Harvard. O homem à frente do ProPublica recebeu o Goldsmith Career Award for Excellence in Journalism ( Prêmio Goldsmith Carreira para Excelência em Jornalismo).

Em seu discurso, Steiger disse que, apesar da pressão econômica que incide sob os jornais, a situação não é tão ruim como poderia ser. Ele disse que com especialização, subsídio e criatividade o jornalismo investigativo pode ser reavivado. Steiger enfatizou que os jornais precisam experimentar.

Na cerimônia, o diretor do Joan Shorenstein Center, Alez S. Jones, descreveu o ProPublica como uma resistência à atual tendência dos jornais de permitir que o jornalismo investigativo desapareça. A organização, que conta com cerca de vinte repórteres, produz gratuitamente reportagens investigativas para jornais
americanos e as publica em seu site. Segundo Steiger, o principal objetivo da Propublica é atingir as pessoas que realmente possam fazer a diferença.

Mais prêmios

Os vencedores do Goldsmith Prize for Investigative Reporting (Prêmio Goldsmith para Reportagem Investigativa), criado em 1991, foram os repórteres Barton Gellman e Jo Becker, do Washington Post, com a série de reportagens "Angler: The Cheney Vice Presidency" (http://blog.washingtonpost.com/cheney/). As matérias fazem uma análise de como opera um dos mais importantes vice-presidentes da história e possibilita um bom entedimento da era Bush-Cheney.

A obra "Nation of Secrets: The Threat to Democracy and the American Way of Life", de Ted Gup, que fala sobre o retrocesso na transparência nos Estados Unidos,  venceu o Goldsmith Book Prize na categoria livros comerciais.  O prêmio Goldsmith para livros acadêmicos foi para John G. Geer, com a publicação "In Defense of Negativity: Attack Ads in Presidential Campaigns".

Assinatura Abraji