Patricia Campos Mello faz palestra internacional para o Reuters Institute
  • 03.06
  • 2021
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Patricia Campos Mello faz palestra internacional para o Reuters Institute

Patricia Campos Mello, diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e uma das repórteres mais premiadas do Brasil, foi escolhida para ser palestrante em um dos maiores centros de pesquisa de jornalismo do mundo, o Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford. O evento virtual e gratuito será dia 8.jun.2021, às 13h, pelo horário de Brasília.

Anualmente, o instituto britânico promove o Reuters Memorial Lecture, uma palestra ministrada por jornalistas de grande destaque com o objetivo de impulsionar o debate crítico aos enfrentamentos da profissão. Neste ano, a convidada brasileira ministrará a palestra “Como resgatar o jornalismo na era da mentira".

Para Meera Selva, vice-diretora do Reuters Institute, a escolha da jornalista se deu por suas reportagens destemidas e sem medo. “E para destacar a questão da liberdade de imprensa, e a natureza dos ataques a todos os jornalistas e mulheres em particular”, pontua.

Repórter especial e colunista da Folha de São Paulo, Campos Mello se diz lisonjeada com o convite. “É uma enorme honra e responsabilidade o convite da Reuters, e espero que ajude a alertar para os estragos que a desinformação está fazendo no Brasil e para os ataques contra jornalistas brasileiros, principalmente as campanhas de intimidação contra jornalistas mulheres.”
 

Inscreva-se aqui

Carreira internacional

Patricia escreveu o livro “Máquina de Ódio - Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”, no qual “discute de que forma as redes sociais vêm sendo manipuladas por líderes populistas e como as campanhas de difamação funcionam qual uma censura, agora terceirizada para exércitos de trolls patrióticos repercutidos por robôs no Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp - investidas que têm nas jornalistas mulheres suas vítimas preferenciais”.

Em 2018, a repórter revelou o financiamento de disparos em massa no WhatsApp e em redes de disseminação de conteúdos falsos envolvendo o então candidato Jair Bolsonaro. Após a publicação das reportagens, a jornalista enfrentou uma campanha de difamação e intimidação pelas redes sociais, tornando-se uma das repórteres mais atacadas do país. Jair Bolsonaro (sem partido) e o filho Eduardo (PSL-SP) foram obrigados a indenizá-la por danos morais. A Justiça também condenou Hans River, ex-funcionário da empresa de disparo em massa Yacows, por ofensas de cunho sexual.

Repórter que vem cobrindo o cenário internacional, econômico e de direitos humanos por quase três décadas, Campos Mello produziu reportagens em mais de 50 países. Com passagens pela Síria, Iraque, Líbia, Turquia, Líbano e Kenya, a jornalista é reconhecida por trabalhos envolvendo a questão do refúgio e pelo projeto “Um Mundo de Muros”, especial multimídia sobre a crise migratória nos quatro continentes. 

Foi a única jornalista brasileira a cobrir a epidemia de Ebola em Serra Leoa, em 2014 e 2015. Também é autora do livro "Lua de Mel em Kobane", publicado em 2017, em que traz relatos de um casal de refugiados da guerra na Síria contra o Estado Islâmico.

Campos Mello é vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Maria Moors Cabot de Jornalismo, Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, Troféu Mulher Imprensa, entre outros. 

O evento on-line será transmitido via Zoom. 

Inscreva-se aqui

Assinatura Abraji