Participantes do Curso de Jornalismo de Dados com SQL contam o que aprenderam
  • 27.09
  • 2017
  • 14:39
  • Mariana Gonçalves

Formação

Participantes do Curso de Jornalismo de Dados com SQL contam o que aprenderam

Para o estudante de jornalismo Guilherme Caetano, que faz graduação na Universidade de São Paulo (USP), pesquisar gastos de cotas parlamentares de deputados só foi possível por causa dos conhecimentos em SQL. “O único documento que eu tinha para a pesquisa era uma tabela gigante e detalhada”, e saber compreender a linguagem foi útil para desenvolver a apuração, ele diz. 

Caetano fez parte da primeira turma do Curso On-Line de Jornalismo de Dados com SQL da Abraji, em julho de 2016. O curso foi ministrado pelo repórter Rodrigo Burgarelli, do Estadão Dados. As aulas se propunham a ensinar jornalistas a obter informações relevantes para reportagens em bases de dados públicas cujo tamanho extrapola o limite de programas de planilhas, como o Excel. Informações de cada vez mais órgãos públicos brasileiros têm sido publicadas em bases de dados de milhões de linhas. 

Até agora, 232 jornalistas já passaram pelo treinamento on-line. Na pesquisa de avaliação feita após as atividades, os participantes deram nota média de 4,4 ao curso, numa escala de 1 a 5. Ao todo, 96% dos participantes que responderam a pesquisa disseram que recomendariam o curso a colegas.


>>> Clique aqui para se inscrever na nova edição do curso.


“Já tinha feito o curso de jornalismo de dados [da Abraji] e foi muito bom dar continuidade”, diz o jornalista Thalys Alcântara, que trabalha no jornal O Popular, em Goiânia. Logo quando 

terminou o curso, Alcântara contou que já havia começado a investigar bases de dados locais, além de compartilhar os conhecimentos de SQL com a redação. 

O jornalista Stefano Wrobleski, que trabalha no InfoAmazonia, afirma que “havia tentado aprender SQL em dois outros cursos, mas nenhum havia sido tão didático” como este. Para ele, o diferencial foi o uso do SQLite DBBrowser, uma interface simples para trabalhar com a linguagem SQL, com comandos para exportar informações para arquivos menores de planilhas e fazer o cruzamento entre diferentes bases de dados com campos em comum, entre outros.

Mariane Gaspareto, jornalista do interior de São Paulo, destaca as vantagens da dinâmica do curso, sobretudo por causa dos fóruns, abertos a cada módulo para discussões e dúvidas sobre o conteúdo e os exercícios. “O professor foi muito didático, sempre nos retornou e buscou sanar todas as dúvidas”, conta.

Para Burgarelli, se a pessoa tem interesse em trabalhar com banco de dados, deve começar pela linguagem SQL. Os entrevistados destacam que deram início a novos projetos e o domínio da linguagem os têm ajudado com tarefas simples e complexas do dia-a-dia.

“Na época das eleições, tive a oportunidade de trabalhar diretamente com as bases de dados disponibilizadas pelo TSE e pelo Ministério da Educação, e encontrei grande dificuldade no manuseio das informações no Excel”, conta Pedro Barbosa Porto, estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Com os conhecimentos adquiridos no curso, creio que minhas apurações ficarão mais complexas.”

“O curso é ótimo porque é didático, mostra aplicações práticas do que é ensinado e não exige experiência prévia para você aprender a encontrar facilmente informações no meio de extensas planilhas de dados, que passam a não te assustar mais”, completa Caetano. “É um conhecimento que pode ser aplicável em qualquer investigação jornalística.”

As inscrições para a 4ª edição do Curso On-Line de Jornalismo de Dados com SQL da Abraji estão abertas. As aulas começam em 2 de abril e duram três semanas. O jornalista Rodrigo Burgarelli continua sendo o instrutor. Clique aqui para mais informações e aqui para se inscrever nesta edição do curso.


(Foto: Alice Vergueiro)

Assinatura Abraji