Parceria entre Abraji e Eficientes amplia a acessibilidade no 20º Congresso
  • 11.08
  • 2025
  • 15:35
  • Laysa Vitória

Formação

Acesso à Informação

Parceria entre Abraji e Eficientes amplia a acessibilidade no 20º Congresso

O Instituto Eficientes foi pelo segundo ano consecutivo parceiro institucional da Abraji e colaborou para tornar o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo um evento inclusivo e acessível. Além de participar de atividades, a instituição treinou a equipe de voluntários. “Tem sido um espaço fundamental para a gente pautar a acessibilidade, não só nas palestras, mas também na construção do que é o congresso em si”, declarou Mariana Clarissa, vice-presidente do instituto.

* Foto: Luciana Vassoler/ Abraji

Um evento acessível garante o direito de participação de todas as pessoas, com deficiência ou não. Como destacou Larissa Pontes, presidente do Eficientes, a acessibilidade permite que as pessoas se “conectem, interajam e compartilhem saberes em igualdade de condições, enriquecendo os debates com diferentes vivências e perspectivas. A acessibilidade não é um diferencial, e sim um direito.”

A acessibilidade possui diversos segmentos, pois as dificuldades enfrentadas pelas pessoas podem ser de naturezas diferentes. Por isso, é importante garantir não apenas a acessibilidade física, como a instalação de rampas e piso tátil, mas também recursos como interpretação em Libras, audiodescrição e autodescrição, por exemplo. Além de assegurar que os colaboradores tenham atitudes inclusivas, apontou Mariana Clarissa.

Nesse sentido, os voluntários que atuaram durante os quatro dias de evento participaram de um treinamento sobre acessibilidade. “Tivemos a oportunidade de explicar como acolher pessoas com deficiência de forma respeitosa e consciente, abordando temas como terminologias adequadas, descrições de imagens e atitudes inclusivas. Percebemos um grande interesse da parte deles em compreender e aplicar o conteúdo. Durante o Congresso, muitos nos procuraram para compartilhar como o treinamento fez diferença, relataram que se sentiram mais preparados e perceberam, na prática, a importância daquele momento de formação”, disse a presidente do instituto.

*Foto: Gadiel Oliveira / Abraji

Uma das sugestões repassadas aos voluntários foi o aplicativo HandTalk, uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

O Instituto Eficientes também participou da palestra “Por que a acessibilidade é importante para o modelo de negócio do jornalismo”. A atividade discutiu e analisou como a acessibilidade impacta o engajamento dos públicos e aumenta a confiança nas plataformas jornalísticas. Menos de 3% dos sites ativos no Brasil são acessíveis, segundo o Movimento Web para Todos (MWPT). Mariana Clarissa, que mediou a mesa, destacou o engajamento e interesse dos participantes no tema, e a importância de garantir a acessibilidade e diversidade no jornalismo.  

“Não é barato, obviamente, garantir acessibilidade de forma plena. Mas também não é impossível trilhar esse caminho e assegurar aos poucos a acessibilidade na construção dos nossos portais e na produção de matérias. Entrevistar pessoas com deficiência é importante para trazer a perspectiva delas sobre o tema, mas também para incluí-las como fontes, atuando e apresentando o que sabem. Assim, conseguimos também combater preconceitos”, completou a vice-presidente. 

“A parceria com o Congresso da Abraji é fundamental porque nos oferece um espaço estratégico para dialogar com outros jornalistas e profissionais da comunicação sobre a urgência de modificar os processos de como as notícias são produzidas. É uma oportunidade de reforçar que pessoas com deficiência têm o direito de acessar informação de qualidade de forma acessível, e que garantir esse acesso é responsabilidade de todo o ecossistema jornalístico”, declarou Larissa Pontes.

* Foto da capa: Gadiel Oliveira / Abraji

Assinatura Abraji