• 11.07
  • 2012
  • 06:54
  • -

Para discutir jornalismo e tecnologia, Hacks Hackers lança grupo em São Paulo

 

A comunidade internacional HacksHackers, formada por capítulos em diversas cidades do mundo vai lançar na próxima segunda-feira, dia 16, um grupo em São Paulo. A iniciativa no Brasil está sendo puxada por jornalistas, programadores e designers ligados à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Open Knowledge Foundation e ao escritório brasileiro da W3C (World Wide Web Consortium). O evento conta com o apoio da Folha de S.Paulo e é aberto para jornalistas, programadores e designers. Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição.

O HacksHackers pretende, através da união de profissionais que trabalham com a comunicação (hacks), e aqueles que ajudam a extrair e transformar a informação (hackers), debater o futuro da mídia. Além disso através de encontros e hacktons, os membros do capítulo São Paulo vão poder propor projetos e aplicativos com potencial de serem difundidos nos grupos de mídia e nas redes sociais. Informações sobre os encontros e atividades do HacksHackers SP serão postadas na página do grupo no Meet Up.

A organização HacksHackers foi formada em 2009 com base nos interesses de três pessoas na intersecção do jornalismo e tecnologia. Em uma conferência organizada pela Knight Foundation no MIT (Massachussets Institute of Technology), Aron Pilhofer, do New York Times e Rich Gordon da Northwestern University’s Medill School of Journalism propuseram a criação de "uma rede de pessoas interessadas em web / desenvolvimento de aplicações digitais e inovação tecnológica apoiando a missão e os objetivos do jornalismo". Enquanto isso, no Vale do Silício, Burt Herman, um correspondente da AP, lançou um grupo trazendo as comunidades de jornalismo e tecnologia juntos em reuniões casuais para trocar ideias e encontrar potenciais colaboradores. Os três uniram forças para construir o HacksHackers, que cresceu de um capítulo inicial em São Francisco para grupos em Nova York, Boston, Austin em 2010 e agora com capítulos na América Latina e Europa. Saiba mais aqui.

 

Assinatura Abraji