- 29.09
- 2010
- 14:08
- -
Palestras e workshops do 5º Congresso recebem 88% de aprovação
A média de avaliações positivas das palestras e workshops do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo chegou a 88% (54% de ótimo e 34% de bom). Das 72 atividades da programação, 56 tiveram mais de 80% de aprovação.
Os cursos “Como Trabalhar em equipe”, “Introdução a RAC (Reportagem com Auxílio do Computador)” e “Investigando o gasto público” chegaram a 100% de aprovação, entre ótimos e bons. Também atingiram esse índice as palestras “Como interpretar pesquisas eleitorais”, “Caso Koji: os bastidores da melhor investigação jornalística da América Latina em 2009”, “Os humores da cobertura econômica - entre a crise e o otimismo exagerado”, “Investigação em esportes” e “Investigação do crime organizado na Amazônia e nas fronteiras do Norte do país”.
A mesa classificada como ótimo por mais participantes foi “Dos atos secretos aos secretos atos de José Sarney” (94%). Lendro Colon, do jornal “O Estado de S.Paulo”, ministrou essa palestra, que fez parte do eixo “boas histórias, boas reportagens” e falou da série ganhadora do Prêmio Esso de Reportagem em 2009.
“Investigação em TV” também agradou os congressistas recebendo 90% de ótimo e “Diários secretos - investigação na Assembleia Legislativa do PR”, com 89%. Dentre as palestras sobre meio ambiente, a campeã foi “Cobertura de desastres naturais: tragédia no Haiti”, que teve 85% de avaliação como ótimo, assim como o workshop “Investigando o gasto público”.
Mais de 600 pessoas entre jornalistas profissionais e estudantes participaram do congresso deste ano. Ao todo, foram 54 palestras e 18 workshops distribuídos entre os três dias de evento. A quinta edição do congresso aconteceu em São Paulo, de 29 a 31 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi.