Palavra Aberta e Fundação Vanzolini abrem nova turma de curso gratuito sobre educação midiática
  • 10.10
  • 2019
  • 09:07
  • Redação

Liberdade de expressão

Palavra Aberta e Fundação Vanzolini abrem nova turma de curso gratuito sobre educação midiática

O curso on-line gratuito "Educação Midiática e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)" desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta e a Fundação Vanzolini está com inscrições abertas para sua segunda turma. São 4 mil vagas para professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e demais interessados no tema. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma de EaD da Fundação Vanzolini. A Abraji é uma das apoiadoras do programa.

O conteúdo é o mesmo do curso anterior, que terminou em 30 de setembro; há mais detalhes no site do programa EducaMídia. O participante tem liberdade de realizar o treinamento no tempo que desejar, uma vez que as aulas não são ao vivo. A carga horária de 30 horas é formada por quatro módulos: comunicação como direito; campo jornalístico-midiático; produção e circulação de informação na era digital e, por fim, comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

O objetivo do curso, que contou com o apoio do Google para ser desenvolvido, é ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017. Em consequência, permite que os educadores reflitam sobre o planejamento e a coordenação de situações de ensino-aprendizagem junto a seus alunos e alunas que envolvam o trato ético e crítico com a informação e opinião nos tempos e espaços escolares, como demanda a BNCC.

Apesar de ter como público-alvo os professores da Educação Básica, quaisquer interessados/as podem se cadastrar, assistir ao curso e emitir um certificado. Há mais materiais e referências no site do projeto.

Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que, a partir de pesquisas, estudos, seminários e campanhas, busca promover a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, lidera o EducaMìdia, programa de educação midiática com objetivo de formar professores e produzir e difundir conteúdos sobre o tema. 

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 31 de março de 1967 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A sua área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE) desenvolve e gerencia soluções para programas educacionais.

Assinatura Abraji